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9/7/2013 13:25:00
NUTRIÇÃO E ESTÉTICA

Escolhas nutricionais adequadas contribuem não apenas para a saúde, mas também para a estética. Especialmente na melhor idade, esses cuidados podem fazer toda a diferença tanto para a qualidade de vida quanto para a beleza


Estética e a Cosmetologia estão, rapidamente, se adequando para atender as necessidades da crescente população da melhor idade. “A dificuldade de aceitação pelas perdas físicas, especialmente da beleza, e sua conseqüência para a identidade pessoal do idoso, é uma das conseqüências do envelhecimento, como também o não reconhecimento do próprio corpo”, considera a nutricionista Patricia Folle*.


Segundo ela, refletindo a respeito desta condição uma das condições que almeja é ter uma qualidade de vida que possa preencher os seus anseios. “Em outras palavras, o grande desafio deste século é aliar a estética com a qualidade de vida, pois não terá validade alguma ter pouquíssimas rugas no rosto, se não apresentar, por exemplo, uma saúde nutricional condizente com as suas atribuições”, conclui a nutricionista.

Nesse contexto, ela revela que a nutrição exerce papel importante na estética facial e corporal. “Determinados nutrientes atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres e assim amenizam e retardam o envelhecimento”, esclarece.



Orientações
Veja a seguir algumas escolhas alimentares que devem fazer parte do seu dia-a-dia:

Nutriente

Onde encontrar

Ação na pele

Vitamina A

Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados

Antioxidante, restaura e constrói novos tecidos, auxiliam no tratamento de abscessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.

Betacaroteno
(pró-Vitamina A)

Abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, melão, pêssego, tomate

Funções idênticas às da Vitamina A, porém ser exercer a toxicidade da Vitamina A.

Vitamina C

Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate

Protege a pele da ação dos raios ultravioleta. Preserva a estrutura dos fibroblastos (fibras da musculatura) e colágeno

Vitamina E

Abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva, castanha do Pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais, repolho

Antioxidante, atua na membrana celular e protege a ação da Vitamina C

Magnésio

Nozes, leguminosas, milho, cenoura e alimentos do mar

Melhora a troca entre as células, atua na formação de tecidos, participa da contração e relaxamento muscular

Selênio

Grãos integrais, peixes, castanha do Pará

Antioxidante, protege as células dos radicais livres, auxilia na firmeza dos tecidos

Zinco

Algas, ostras, leite e iogurte, carnes, grãos

Aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico

Licopeno

Tomate, molho de tomate, suco de tomate, morango, goiaba vermelha, melancia

Antioxidante, atua na cicatrização de microcortes, previne câncer de próstata

Ômega 3

Salmão, bacalhau, sardinha, atum, sementes de linhaça

Melhora as reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos

Polifenóis

Sementes de uva, ameixa, suco de uva, vinho tinto

Combate os radicais livres, auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sanguíneos


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