Entre em Contato

    CRA - Clínica de Reeducação Alimentar

    Rua Fagundes dos Reis, 428 - Sala 203 - Centro - Passo Fundo/RS

    Contatos:

    Flores comestíveis

    [ad_1]

    Calêndula (Calendula officinalis) Suas pétalas são misturadas ao arroz, à sopa, ao peixe, a queijos, iogurtes e nos omeletes, dando cor igual á do açafrão. Também se usa como corante de queijo e manteiga.

    Girassol (Hellanthus annuus) Os botões são cozidos e servidos como aspargos. As flores vão nas saladas.

    Prímulas (Oenothera biennis) As pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado.

    Camomila amarela (Anthemis tinctoria). Faz-se com ela, principalmente, chás e geléias.

    Agave (Agave americana): É uma planta americana e sua florescência demora entre 20 e 30 anos. É cultivada no México desde 1561 e lá suas flores são comidas com tortilhas. Sua seiva, fermentada, dá o pulque, bebida que é destilada para originar a tequila e o mescal.

    Verbena-limão (Aloysia citridora Palau): Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, além do seu uso em vários licores franceses.

    Malva Real (Athaea rósea). De origem chinesa, é chamada de rosa-de-Jericó. Suas flores são grandes e as cor pode ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho tinto. É usada em saladas.

    Endro (Anthemis graveolens) As flores são usadas como tempero de picles ou de pepino em conserva.

    Carambola (Averroha carambola) As flores são usadas em salada.

    Pata de vaca roxa (Bauhinia purpúrea) Suas flores são grandes e a coloração é vermelha ou rósea. Geralmente é comida em saladas ou como acompanhamento de peixe, especialmente do atum.

    Borragem ou borrago (Borago officinalis) As flores, frescas, têm um tom azulado e quando começam a ficar passadas vão ficando rosadas. O sabor lembra o pepino. Os antigos acreditavam que comer borrago tinha um efeito mágico sobre o corpo e o espírito, tornando as pessoas alegres e felizes.

    Crocus sativus. É o chamado açafrão verdadeiro, uma planta caríssima porque para ter um quilo precisamos colher o pistilo de 100 mil flores… É usado há séculos em molhos, aves e no arroz.

    Abóbora (Curcubita pepo Duchesne) Podemos comer suas flores, fritas, empanadas em ovo e farinha, ou recheada de queijo forte. Ou ainda em sopa. A flor é a famosa cambuquira.

    Cravina (Dianthus cayophyllus) Serve para saladas, tortas de frutas, sanduíches, para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando açucaradas servem para enfeitar bolos. Seu corante é muito usado em confeitaria.

    Murta (Myrtus communis) Suas pétalas cabem muito bem numa salada de frutas.

    Gerânio (Pelargonium capitatum) Muito usado em saladas.

    Ipê roxo (Tabebuia impetiginosa) Como o ipê rosa, suas flores também são comestíveis.

    Capuchinho ou chaguinha (Tropaealum majus) As flores são vistosas, amarelas e vermelhas. Tem gosto apimentado.

    Viola odorata. A violeta verdadeira (não é a violeta africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca é usada em saladas; cristalizada é usada na decoração de bolos e sorvetes.

    Flores comestíveis

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn
    Share on pinterest
    Pinterest

    Escreva um comentário