Entre em Contato

    CRA - Clínica de Reeducação Alimentar

    Rua Fagundes dos Reis, 428 - Sala 203 - Centro - Passo Fundo/RS

    Contatos:

    VITAMINA E

    [ad_1]

    diario_da_manhGUIA MELHOR IDADE 9/4/2013 15:59:00. Redação Diário da Manhã

    A vitamina E está entre um dos nutrientes de maior função antioxidante no organismo

    A ingestão adequada de vitamina E diminui o processo de envelhecimento das células e atua na proteção contra doenças crônicas como as cardiovasculares, câncer e diabetes, conforme explica a nutricionista Patricia Folle. Diminui, ainda, os efeitos das toxinas ambientais e está entre um dos nutrientes de maior função antioxidante no organismo.



    Recomendação
    A nutricionista explica que a recomendação de ingestão diária de vitamina E para adultos e idosos, de acordo com a RDA (Recommended Dietary Allowances) ou Compensações Dietéticas Indicadas, é de 15mg ao dia.



    Fontes
    As principais fontes são os óleos vegetais, gérmen de trigo, sementes e oleaginosas, cereais integrais, abacate, frutas vermelhas, aspargos, vegetais folhosos verdes escuros e tomates.



    Benefícios
    Patricia Folle reforça que a vitamina atua no combate a diversas doenças: Câncer: atua no combate e/ou neutralização da ação dos radicais livres, tem uma potente atividade anticancerígena, inibindo a proliferação de células epiteliais pré-neoplásicas e neoplásicas.
    Doenças Cardiovasculares: reduz o risco de infarto. devido ao seu potente efeito antioxidante. A vitamina E evita a agregação plaquetária, prevenindo contra aterosclerose e aumento do LDL-colesterol (colesterol ruim).



    Diabete: A suplementação de vitamina E tem demonstrado ação antiinflamatória e antioxidante em pacientes diabéticos.
    Mal de Parkinson: protege o organismo contra o desenvolvimento do mal de Parkinson devido a seu efeito neuroprotetor. Outras Funções
    – melhora da circulação sanguínea, – auxiliar no alívio dos sintomas da TPM, na prevenção de catarata e cãibras, febre reumática, artrite, distúrbios menstruais, displasias mamárias, aborto espontâneo e esterilidade. Absorção



    Por se tratar de uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel o seu consumo deve ser associado às gorduras na dieta (preferencialmente os óleos vegetais), gordura assim garante a adequada absorção de vitamina E.

    Receita

     
    Pudim de milho

     
    – 1 lata de milho


    – 1 lata de leite condensado


    – 2 medidas da lata de leite


    – 4 ovos.
     


    Modo de Preparo:
    Bater primeiro os ovos e o milho, logo após coloque o leite condensado e volte a bater. Por último coloque o leite e volte a bater por cinco minutos. Faça a calda do pudim caramelizada e coloque o pudim na forma. Cozinhe em banho-maria por 50 minutos. Desenforme frio.

     

    VITAMINA E

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn
    Share on pinterest
    Pinterest

    Escreva um comentário