Entre em Contato

    CRA - Clínica de Reeducação Alimentar

    Rua Fagundes dos Reis, 428 - Sala 203 - Centro - Passo Fundo/RS

    Contatos:

    PÁSCOA

    [ad_1]

    FelizPascoa16

    O que preparar na Sexta

    Tradicionalmente não devemos consumir carnes em geral, e sim, peixes. É uma ótima opção, por ser uma carne com menos gordura e, portanto, mais leve. Se você pretende preparar bacalhau, prefira a versão assada, acompanhada de legumes. As opções fritas ou gratinadas acrescentam muitas calorias e colesterol, por conta dos queijos e creme de leite.

    Outras sugestões práticas são: peixe no forno (pescada, truta, namorado), temperados com sal e limão e assados com cebolas e batatas em rodelas. Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando o sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas. São bons acompanhamentos: arroz integral ou arroz branco com legumes, como abobrinha ralada, cenoura em cubinhos, ervilha, etc.

    Para este dia, sugiro um cardápio especial e levinho:

    • Salada de alface americana, rúcula ou agrião, tomate cereja partido ao meio, palmito, carambola cortada em estrelas.

    • Molho de mostarda e mel (2 colheres de sopa de maionese light, água o suficiente para dar ponto de molho, 1 colher de sobremesa de mostarda, 1 colher de chá de mel, suco de meio limão e sal à gosto)

    • Abacaxi cortado finamente, como “carpaccio” e raspas de limão. E delicie-se com um pouco de chocolate.

    Os chocolates

    O chocolate diet merece atenção, pois como não tem açúcar em sua composição, o seu teor de gordura é maior, para garantir a mesma textura/consistência, em alguns casos, chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica ou em dieta para perda de peso. Mesmo assim os diabéticos não devem abusar do chocolate dietético, já que são ricos em gorduras e calorias.

    Crianças de 1 ano consumir no máximo o equivalente a uma colher de sopa por dia, e que as de 2 a 5 anos não ultrapassem o limite diário de 30 gramas. O ideal é que experimentem chocolate somente após um ano de idade e em pequenas quantidades.

    Os portadores de doença celíaca (intolerância permanente ao glúten) devem redobrar a atenção aos rótulos, pois muitos chocolates podem conter adição de cereais e glúten.

    Os intolerantes a lactose já encontram versões adequadas, mas sempre atenção a leituras dos rótulos.

    Normalmente, alguns tipos de chocolates contêm cafeína, que em excesso, pode tirar o sono ou reduzir o apetite. O melhor é consumi-lo sempre depois das refeições.

    Recomendo pelos antioxidantes o chocolate meio amargo, que pode conter porcentagens diferentes de cacau.

     

    Domingo

    • Frango ou carne assada- decorar com farofa em volta.
    • Arroz branco, arroz com passas ou arroz com legumes. Ou então, o macarrão, que pode ser mais elaborado (exemplo: molho ao sugo com folhas de manjericão, azeitona preta e mussarela de búfala em rodelas)
    • Saladas verdes variadas com manga picadas, temperada com aceto balsâmico, sal marinho  e azeite de oliva.

    PÁSCOA

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn
    Share on pinterest
    Pinterest

    Escreva um comentário