[ad_1]
Em um programa de TV o médico Drauzio Varella disse que ‘não existe milagre para emagrecer’ assim como outros profissionais da saúde que relatam em vários programas e revistas.
Nós Nutricionistas dizemos que as Dietas que prometem milagres só chegam a um resultado: engordar tudo o que emagreceu.
Se você quer emagrecer, só você pode fazer por você mesmo.
Fica nítida a decepção das pessoas quando vem na busca desse tal milagre e lembrando que a forma de ter um emagrecimento saudável e duradouro é através pura e simplesmente da alimentação equilibrada.
Mas isso torna tudo mais difícil, pois isso terá que partir de cada um a noção de limite e moderação, e quando falar de autocontrole sem a tal “proibição” é se dizer que aquele indivíduo será o responsável pelo próprio emagrecimento, dessa forma, não é possível terceirizar o fracasso, justificando: “o profissional que me orientou não me entende e não conseguiu oferecer uma dieta eficaz”, ou “quero usar algo que ajude emagrecer porque sozinho não consigo”, enfim, de nada adianta a ajuda externa se eu não estiver preparado para se dedicar.
E isso só pode acontecer se diminuir o número de calorias ingeridas e aumentando a queima calórica por ativação do metabolismo e com a inclusão da atividade física.
Entender o funcionamento do nosso corpo é muito simples, cabe saber interpretar as necessidades de nossa sobrevivência.
Então o corpo consome energia, mesmo quando está parado, para fazer o coração bater, manter o pulmão e todos os outros órgãos em funcionamento. É a energia gasta em repouso.
Quando o corpo entra em movimento, consome mais energia: é a energia gasta em atividades.
A única forma que o corpo tem para ganhar calorias é através da alimentação.
Quando o número de calorias que ingerimos for menor do que a soma da energia gasta em repouso mais a energia gasta em atividade, a pessoa emagrece, fica mais leve.
Ao contrário, quando a soma da energia gasta em repouso com a energia gasta em atividade for menor do que o número de calorias ingeridas, o ser humano fica mais pesado, ganha gordura.
As dietas que prometem milagres só chegam a um resultado: você engorda tudo o que emagreceu.
As células de gordura são formadas na infância e, quando incham, se dividem, e aumentam os depósitos gordurosos. Adulto obesos pode ter até 1 bilhão dessas células. As células de gorduras não morrem nunca.
Por isso é tão difícil emagrecer. A pessoa nunca perde as células de gordura que acumulou ao engordar. Elas permanecem no corpo, a espreita, e, na primeira oportunidade, quer dizer, na primeira vez que você voltar a comer mais, as células de gordura vão novamente inchar e se multiplicar.
Quando você faz dieta e diminui o número de calorias nas refeições, as células de gordura esvaziam, murcham. O cérebro interpreta esse esvaziamento como uma ameaça à integridade do organismo.
O que acontece? Com medo de perder a gordura, que garantiu a nossa sobrevivência como espécie, o corpo passa a trabalhar mais devagar, a gastar menos energia. “O organismo começa a queimar menos calorias. Uma perda de dez quilos representa 200 calorias a menos que você queima”.
É uma conspiração da natureza humana para manter o maior peso que já tivemos.
Para emagrecer e se manter magro é preciso que o cérebro se adapte ao novo peso.
Para saber por quanto tempo deve-se cuidar “É feito um cálculo que é uma relação entre os meses e os quilos emagrecidos. Se o indivíduo emagreceu 20 quilos, ele vai ter que ter 20 meses de atenção bem rígida, bem forte, para não ganhar esse peso de novo”.
E, se você relaxar, a matemática é implacável. Míseras cem calorias a mais, em excesso, todos os dias, o correspondente a uma barra de cereal, já se transformam em gordura. Como nove calorias correspondem a um grama de gordura, em um ano você terá consumido 36 mil calorias extras, e vai engordar quatro quilos.
“É difícil. Se fosse fácil, não precisaríamos falar disso. É uma mudança de comportamento. Nós temos que, realmente, mudar os nossos hábitos”.
Comer menos e fazer atividade física, esta é a combinação do milagre que acontece para emagrecer.
Para aproveitar uma boa alternativa procure no dia-a-dia para aumentar a atividade física. Use a folga da tardinha para dar uma volta na quadra, ou vá ao supermercado, ao banco, a padaria a pé. Se você descer do ônibus um ponto antes do que costuma fazer, mais calorias vão ser gastas.
A atividade física tem que ser feita sempre, diariamente. Mas você não precisa fazer tudo de uma vez. Pode parcelar, dividir a atividade no decorrer do dia.
Fia a dica: A diferença entre homem e animal é que são dirigidos por inteligência, enquanto os animais são movidos pelo instinto.
O Milagre existe sim e ele depende de cada um e ele esta dentro de nós. !!!!