Entre em Contato

    CRA - Clínica de Reeducação Alimentar

    Rua Fagundes dos Reis, 428 - Sala 203 - Centro - Passo Fundo/RS

    Contatos:

    Como Planejar o Cardápio da Semana

    [ad_1]

    mixMatéria publicada em Caderno Mix – Jornal  O Nacional.

    Sempre vem aquela indagação o que vou fazer de almoço hoje, ou ainda, o que tem para almoço e às vezes, mas de novo esta comida. Isso acaba virando um stress. Para facilitar o nosso dia a dia pensei em dar algumas dicas.

     

    Simplifique:

    a) Vá ao conhecido, no que já sabe fazer e o que a sua família gosta. Faça uma lista dos pratos.  Provavelmente listará mais de sete pratos. Encontre variações entre eles. Exemplo: arroz ou purê de batatas pode ser servido com uma variedade de carnes ou outros acompanhamentos.

     

    b) A outra maneira de simplificar é fazer somente um prato por dia. Se tiveres tempo, cozinhe somente uma vez para agilizar. Faça o almoço ou jantar, depende da dinâmica da família em quantidade dobrada e coma o restante na refeição seguinte.

     

    Avalie o que esta armazenado:

    Existem três áreas distintas: despensa (armários), geladeira e freezer (ou congelador). Veja o que pode ser usado e o que necessário para comprar no que foi listado anteriormente. Pelo menos uma vez por semana, vá ao super mercado e providencie tudo. Ou seja: não têm o porquê comprar comida todos os dias, e nem perder tempo decidindo o que irá comprar para cozinhar. Com antecedência e economia de tempo precioso.

     

    Otimize:

    Se tiver freezer e aprova comida congelada, vá em frente. Pode congelar arroz, feijão e outras opções para consumir ao longo da semana, apenas temperando e esquentando junto com algum acompanhamento.

     

    Varie:

    Então procure variar as receitas o tanto que puder. Se faz massa toda semana, varie o molho: tomate, carbonara, branco, bolonhesa etc. Isso pode ser feito com todos os pratos.

     

    Curta:

    Cozinhar é uma arte, uma terapia e mesmo que não goste tanto, entenda que é uma delícia descobrir sabores novos e aumentar o repertório. Quem sabe não acaba substituindo todo o cardápio atual, com o tempo?

     

    Para dar uma animada nesse planejamento, sugiro de separar os dias por temas. Mais ou menos assim como o dia da comida saudável, da sofisticada, de comidinhas simples, dos molhos, italiana, alemã e outras do tipo…….

     

    Exemplo:

    Dia da comida saudável

    Filé de frango grelhado + arroz integral + abobrinha refogada + salada beterraba crua picada, cenoura ralada c/ brotos de bambu.

     

    Dia da comida sofisticada

    Salmão ao molho de frutas vermelhas (geléia de morango) + purê de batata doce + moranga cozida + salada de rúcula e palmito.

     

    Dia da comida simples

    Arroz com galinha + salada de alface, tomate e cebola.

     

    Dia da comida do final de semana

    Carne assada + farofa + salada de batata (sem maionese) + salada cebola assada e tomate e alface americana.

     

    Dia da comida de segunda feira

    Feijão + arroz branco + bife na chapa + couve refogada + salada mista

     

     

    Bom apetite!!!!!

    Como Planejar o Cardápio da Semana

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn
    Share on pinterest
    Pinterest

    Escreva um comentário