Entre em Contato

    CRA - Clínica de Reeducação Alimentar

    Rua Fagundes dos Reis, 428 - Sala 203 - Centro - Passo Fundo/RS

    Contatos:

    Cardápio de Nove Meses

    [ad_1]

    gestante

    Matéria feita para o Jornal Diário da Manhã, Caderno Mais Saúde.

    Para manter a forma durante a gestação, ingerir os alimentos certos que contribuam com o desenvolvimento da criança e evitar o surgimento de doenças, a nutricionista Patrícia Folle dá dicas de como deve ser a alimentação durante os nove meses de gravidez, quais os alimentos que devem ser priorizados e que hábitos e crenças precisam ser abandonados.



    O que deve mudar na alimentação de uma gestante?

     
    O conceito de “comer por dois” deve ser abandonado porque o que uma gestante tem que acrescentar na sua alimentação é em torno de 300 calorias a mais na dieta. A alimentação de gestantes é diferenciada, pois deve conter todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê, garantindo consumo de grande variedade de alimentos em quantidades adequadas, permitindo que o ganho de peso em cada trimestre ocorra dentro do esperado. Nesse momento os hábitos alimentares tornam-se mais importantes do que nunca. Eles afetam a saúde da gestante, e, é claro, a do bebê também. Os órgãos do bebê precisam da quantidade certa de proteínas, carboidratos e gorduras para se desenvolverem adequadamente.



    Quais são os principais alimentos que devem ser incluídos na dieta?

     
    Primeiro explico que não existem alimentos proibidos existe alimentos que devem ser evitados, entre eles, os principais são: carnes e ovos crus ou semicrus (ex.: ovo com a gema mole, sushis, sashimis, quibe cru), queijos frescos e leite não pasteurizado. Essa restrição existe porque esses alimentos podem conter bactérias e microorganismos que causam danos no desenvolvimento fetal.



    No início da gestação é Importante consumir fontes que apresentem ácido fólico, uma vitamina do complexo B que auxilia na formação do material genético, a falta dessa vitamina pode causar má formação no feto, principalmente no primeiro trimestre. São fontes as hortaliças folhas de coloração verde escuras, também o feijão, ervilha, lentilha, soja, dentre outras leguminosas, frutas cítricas como a laranja, morango, limão, goiaba, acerola, caju. Encontra-se o ácido fólico também em iogurtes e cereais integrais, como pão, macarrão, biscoitos, arroz e farelo de trigo.

    Cardápio de Nove Meses

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn
    Share on pinterest
    Pinterest

    Escreva um comentário