[ad_1]
Alguns alimentos aparentemente saudáveis ou que, muitas vezes, não aparentam levar açúcar na composição escondem quantidades significativas, oferecendo risco para diabéticos e também para quem está cuidando do peso. A seguir, a nutricionista Patricia Folle* lista alguns desses alimentos, que podem sim ser sinônimos de saúde, mas que precisam ser consumidos com moderação, observando a quantidade de açúcar que contém:
Suco Natural de Fruta: O suco natural é, de fato, saudável, mas devemos lembrar que para fazer um copo de suco precisamos de várias frutas. Para não extrapolar na quantidade de açúcar e de calorias é preciso ter moderação. Prefira sucos de frutas que têm grande quantidade de água, como a melancia e o melão. Por fim, evite acrescentar açúcar. “Aprenda a apreciar o açúcar da própria fruta”, sugere Patricia. 100 g de suco de goiaba (pouco menos do que metade de um copo) contém14,81 g de açúcar.
Barra de cereal: “Algumas delas contêm grandes quantias de açúcar, principalmente as de frutas”. Evite opções com chocolate, que costumam ser mais gordurosas. Uma barra de cereais precisa apresentar mais de 2 gramas de fibras em sua composição, menos do que isso indica que ela é feita basicamente de carboidratos. 100 g de barra de cereal contém 37,40 g de açúcar
Ketchup: Condimento que agrada a muitos, o ketchup têm grande concentração de açúcar. Consuma com moderação. “Evite estimular crianças a comer alimentos apenas porque estão acompanhados de ketchup. Ele não deve ser consumido diariamente”, aconselha a nutricionista. 100 g de ketchup contém 22,77 g de açúcar.
Iogurte: “Algumas marcas apresentam grande quantidade de açúcar em iogurtes naturais e até mesmo nas versões desnatadas. Certifique-se não só de que ele é menos gorduroso como ainda de que não tem açúcar. Deixe de lado opções com complementos de chocolate, caldas e confeitos”, adverte Patricia, que aconselha: “Parar deixar o alimento mais saboroso, bata no liquidificador com frutas frescas. A própria fruta adoça o iogurte”. 100 g de iogurte contém 13,04 g de açúcar.
Granola: “Costuma ser extremamente calórica e rica em açúcar”, observa a nutricionista. Segundo ela, a mistura de frutas secas, grãos e sementes muitas vezes são acrescidos de açúcar refinado, o que pode agradar o paladar, mas prejudicar o controle alimentar. “Prefira versões sem frutas secas e com açúcar mascavo que, embora calórico, oferece mais nutrientes do que a versão refinada”, sugere. 100 g de granola contém 26,22 g de açúcar
Cereal matinal: “Por haver inúmeras opções, comece descartando aqueles com chocolate, coberturas ou acompanhamentos. Procure as versões integrais e que não apresentam açúcar de adição. Para tornar a refeição ainda mais rica, adicione frutas”, acrescenta Patricia. 100 g de cereal matinal de milho em flocos contém 38,02 g de açúcar
Frutas secas: Neste caso ela aconselha moderação. “Como a água foi retirada do alimento, elas têm mais nutrientes e açúcar concentrados. 30 g de frutas frescas equivalem a uma fruta inteira. No organismo, a frutose tem o mesmo efeito de qualquer açúcar: eleva a glicemia e, por isso, ela também deve ser consumida com parcimônia”, alerta.
100 g de fruta seca ou desidratada contém 38,12 g de açúcar