[ad_1]
Â
Há outras rotinas de “checagem do corpo”, entre elas olhar no espelho, experimentar roupas ou apertar dobrinhas, mas essa preocupação exagerada causa uma restrição da liberdade.
Como o peso varia muito durante o dia.  É importante saber de que 70% do nosso peso é água. Se for ingerido mais lÃquido, fez menos xixi, pode haver diferença.  Durante o dia, só com comida e bebida dá para ganhar mais de um quilo. Depois de metabolizados, os alimentos mais salgados ou condimentados ajudam a reterem lÃquidos e influenciam no peso.
Outros fatores, como mau funcionamento do intestino, hormônios femininos e atividade fÃsica também interferem. Dependendo da pessoa, uma  refeição farta pode render até dois quilos a mais nos próximos três dias. Esse ganho de peso, não é real.
Mesmo a gordura sendo metabolizada rapidamente, só dá para saber se a pessoa engordou depois de uns quatro dias. Por essas e outras razões que não é recomendado à pesagem diária, muito menos mais de uma vez por dia, antes ou depois de exercÃcios.
Como o cuidado do peso, o ideal é subir na balança semanalmente ou até quinzenalmente, de preferência sempre no mesmo horário e com o mesmo estilo de roupa.
Para ganhar peso em forma de gordura, o corpo precisa de mais ou menos 7.000 calorias em excesso para adquirir um quilo.
Mas não é tão difÃcil ganhar um quilo em uma semana: basta comer 1.200 calorias extras por dia, o equivalente a duas barras de chocolate.
Como a matemática do peso não é simples e nem sempre é traduzido na balança, o uso de outras estratégias, como os exames de bioimpedância, (medida de taxa de gordura corporal), ajuda a verificar esta condição ou as medidas por pregas cutâneas feitas com aparelho de adipômetro.
O vale lembrar é que nenhuma mudança vai ser adequada do dia para a noite ou da noite para o dia.