[ad_1]
Sorvete, mousses, bombom, cocada… Todos estes DOCES são deliciosos!
No entanto, não é indicado consumi-los em excesso.
Quando oriento o plano alimentar, seja para emagrecer, manter ou ganhar peso, sugiro a adequação dos carboidratos como também a redução de alimentos gordurosos.
Entenda: que a primeira fonte de energia que o organismo absorve provindo dos alimentos é dos carboidratos (massas, pães, frutas) e, depois das gorduras.
Caso haja excesso, o corpo não consumindo tudo, transforma esta energia em gordura que fica acumulada no organismo, causando complicações e doenças no coração, obesidade, pressão alta, como diabetes, além desses problemas como acidentes vasculares cerebrais (AVC).
O cuidado ainda maior é com as crianças, o excesso de doces pode causar hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração e irritabilidade e também a propensão a caries.
Mas, como o comer é algo prazeroso e necessário para a saúde, o ideal é comer com equilíbrio para suprir as necessidades do corpo. Não havendo a necessidade de tanta rigidez.
Os doces até pode ser apreciados como refeição intermediária, entre almoço e jantar, como lanche.
Dicas de doces pouco calóricos:
Gelatina de frutas
Acrescente pedaços de frutas junto ao preparo ou quando servir em cremeiras.
Picolés (gelo) de frutas
Esses são os sorvetes menos calóricos que existem. E não precisa ser diet. Cada unidade tem entre 60 e 110 calorias, dependendo da marca e da fruta que dá base ao picolé.
Froozen de frutas
Congele frutas maduras com casca, em papel manteiga. Retire as casca, bata no liquidificador com iogurte natural e se delicie.
Pipoca Doce
A pipoca é grão integral, e é rica em fibras, também! Um saquinho pequeno de pipoca doce industrializada contém apenas 100 calorias.
Tapioca
Feita com a fécula extraída da mandioca, a tapioca é um tipo de panqueca. É uma massa leve, livre de glúten, que possui menos da metade das calorias de um pãozinho. O recheio pode ser com rodelas de banana aquecidas no micro-ondas ou amassadas e canela em pó.