[ad_1]
Todo o final de ano passa por uma lei, instituída culturalmente para celebrar as festas: as famílias, sejam elas de sangue ou não, se reúnem para trocar presentes, pular as sete ondas e, claro, se deliciar com as ceias, preparadas com variedades para todos os paladares. O último item, no entanto, é o que mais causa preocupação, pois muitas pessoas acabam exagerando na comida e ingerindo mais do que o estômago pede, o que pode ocasionar desconfortos abdominais ou o indesejado aumento de peso. Mas saiba que é possível, sim, compor uma mesa repleta de coisas saborosas sem sair da linha saudável e, para isso, basta usar a criatividade, como afirma a nutricionista Patrícia Folle.
Para a entrada, conforme aponta ela, é importante investir em saladas, já que elas são ricas em fibras e geram saciedade, contribuindo na hora de evitar alimentos muito calóricos. “Algumas sugestões são saladas de alface, rúcula, agrião, pepino e tomate, temperadas com azeite de oliva extravirgem orgânico e erva aromática, como manjericão, orégano, alecrim e sálvia. Caso opte por saladas que utilizem maionese, procure substituí-la por iogurte natural”, sugere.
O tender, embora seja uma carne que dá água na boca, tem muitas calorias. É possível que ele seja trocado por outros alimentos do gênero na composição do prato principal. “O peru é menos calórico que o tender: Em 100g de carne de peru sem pele você encontra cerca de 107 calorias e 2,2g de gordura, sendo só 0,7g de saturadas. Já 100g de tender tem 260 calorias com 7g de gordura, sendo 2,6g de gordura saturada”, acrescenta Patricia.
Quanto aos petiscos a serem servidos antes do jantar, a dica é um mix de oleaginosas, com gorduras insaturadas, consideradas boas por auxiliarem na prevenção de doenças cardiovasculares. Esse tipo de gordura por possui a aptidão de reduzir os níveis de triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o HDL (conhecido como colesterol bom) e diminuindo o nível do LDL (conhecido como colesterol ruim). “Use amendoim sem casca, amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e pistache, com frutas secas, como uvas-passa e damascos. Porém vale lembrar que são ricas em calorias, então não exagere”, pondera.
Para beber, há um truque capaz de substituir refrigerantes e outras bebidas altamente danosas à saúde desconhecido por muitas pessoas. “Prepare água com gás aromatizada com raminhos de alecrim. Além de dar um sabor especial à água, o alecrim melhora a digestão”, esclarece.
E a sobremesa?
Os avós tendem a agradar a família, especialmente tratando-se dos netos. Eles compram caixas de chocolate, sorvete e todas as guloseimas desejadas pelos pequenos. No entanto, é bacana trocar esse costume por um mais nutritivo: compor pratos com frutas. Caso as crianças não sejam amantes de frutas, o ideal é fazer desenhos com o corte dos alimentos, já que isso despertará sua curiosidade. “Substitua as sobremesas por frutas como o figo, o pêssego, a uva vermelha e a cereja”, acrescenta Patrícia.
Para o Ano Novo
A nutricionista indica que, no Ano Novo, seja feito peixe assado, regado ao azeite de oliva extravirgem e ervas, considerando que a carne de peixe é rica em gorduras benéficas, evitando o ganho de peso e protegendo o coração. “É importante ressaltar que alguns ingredientes possuem significados especiais no Ano Novo, como a lentilha (renascimento), peixe (boa sorte e abundância), uvas (dinheiro), carne de porco (cisca para frente) e romã (esperança)”, cita.
Ainda, substitua a farofa utilizada na refeição por cereal matinal ou por aveia ou por farelo de quinoa, que, além de ser mais leve, também é mais saudável e repleta de vitaminas e minerais. Use um cereal sem açúcar e triturá-lo, até obter uma farofa.