Entre em Contato

    CRA - Clínica de Reeducação Alimentar

    Rua Fagundes dos Reis, 428 - Sala 203 - Centro - Passo Fundo/RS

    Contatos:

    SEMENTES OLEAGINOSAS

    [ad_1]

    nozes

    Consumo retarda o processo de envelhecimento

    Apesar de conter selênio, que diminuí a ação dos radicais livres, é preciso ter cuidado com as quantidades consumidas devido ao excesso de calorias

    Castanha do Brasil, castanha de caju, nozes, avelã, amêndoas, pistache e amendoim, estas oleaginosas são ricas em muitos nutrientes, sendo fonte de proteínas, de gordura monoinsaturada, gordura poliinsaturada, vitamina E, magnésio, selênio, zinco e manganês, entre outros.

    Conforme a nutricionista Patricia Folle*, estes são alimentos importantes, atuantes na manutenção da saúde. “As sementes oleaginosas são responsáveis por reduzir as concentrações sanguíneas de LDL e triglicerídeos e aumentar a concentração de HDL, reduzir a pressão arterial e os processos inflamatórios, além de colaborar para a perda de gordura abdominal”, destaca.

    Segundo ela, alguns dos benefícios do consumo de castanha do Brasil são baseados na concentração de selênio presente na semente e nas evidencias de que este nutriente protege contra cânceres e doenças cardiovasculares. “O selênio está presente na principal enzima responsável pela inativação de radicais livres que são importantes para a estética da pele, cabelos e unha (selênio, vitamina E) e para o retardamento do processo de envelhecimento geral do organismo”.

    Além disso, atua na redução da gordura abdominal diminuindo a concentração do hormônio cortisol, o que colabora para o controle de peso. “As oleaginosas também colaboram para a sensação de saciedade, melhorando o humor e a tensão pré-menstrual (magnésio)”, acrescenta a nutricionista.

    Tome cuidado com as quantidades ingeridas porque estas sementes são hipercalóricas. A forma apropriada de consumi-las é nos intervalos das refeições. Indicado 2 a 3 unidades ao dia.

    As sementes devem ser, sempre que possível adquirida com a casca (em especial as nozes) para evitar acelerar o processo de oxidação e o envelhecimento rápido.

    Devem-se escolher as lojas onde existe muita rotatividade de produtos, para evitar correr o risco de adquirir oleaginosas envelhecidas.

     

    Os grãos inteiros devem ser armazenados em recipientes tampados, em locais frios e secos. Não devem ser armazenados mais que 6 meses, para não se tornarem rançosos.

    SEMENTES OLEAGINOSAS

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn
    Share on pinterest
    Pinterest

    Escreva um comentário