Entre em Contato

    CRA - Clínica de Reeducação Alimentar

    Rua Fagundes dos Reis, 428 - Sala 203 - Centro - Passo Fundo/RS

    Contatos:

    POTÁSSIO

    [ad_1]

    potassio

    MINERAL ATUA NO EQUILÍBRIO DA PRESSÃO Redação Diário da Manhã (Redação Passo Fundo / DM)

    O potássio tem um papel importante para o relaxamento muscular, para a secreção de insulina através do pâncreas, dentre outras funções. Em caso de carências, a falta de potássio pode causar problemas de ritmo cardíaco e debilidade muscular

    Elemento de origem mineral, o potássio encontra-se presente em praticamente todos os tipos de alimentos, sejam de origem animal ou vegetal, embora exista em maior quantidade nos alimentos de origem vegetal. A nutricionista Patricia Folle* explica que esse mineral tem uma elevada taxa de absorção, na ordem dos 90%, sendo realizada através do intestino delgado. “Se encontra em maior concentração no interior celular, é também o terceiro elemento de origem mineral mais abundante no corpo humano, sendo apenas ultrapassado pelo cálcio e pelo fósforo”, explica a nutricionista.



    Segundo ela, o potássio tem um papel importante para o relaxamento muscular, para a secreção de insulina através do pâncreas e para conservação do equilíbrio ácido/base. Em caso de carências, a falta de potássio pode causar problemas de ritmo cardíaco e debilidade muscular.



    “A hipertensão arterial tem causa no desequilíbrio entre sódio e potássio, com ascendência de sódio. É por isso que quando existe excesso de sódio no organismo, é necessário compensar com um aumento de potássio, de modo a manter o equilíbrio existente entre os dois minerais em todos os líquidos do corpo. Também existe necessidade de aumentar o consumo deste mineral em caso de vômitos, diarreias intensas ou excesso de urina”, acrescenta a nutricionista.



    Curiosidades

     
    Quando perdemos líquidos, principalmente através da transpiração excessiva (que vem exatamente com a prática de atividades físicas), perdemos também minerais, entre eles o potássio.



    Parceiro do sódio na manutenção do equilíbrio de líquidos do corpo, assim como ajuda o cálcio no controle das atividades dos nervos e músculos;



    A falta de potássio está diretamente ligada à ocorrência das câimbras, mas outros fatores também estão associados, e elas poderão ocorrer principalmente quando os exercícios forem feitos de forma exaustiva, ou por causa do cansaço muscular em pessoas mal preparadas fisicamente e que se submetem a esforço físico exagerado.



    As câimbras ocorrem geralmente durante a noite, e após intensa atividade física. Normalmente não há consequências mais graves, só mesmo a dor.

    Mas se ela aparecer, coloque uma bolsa de água quente para facilitar o fluxo sanguíneo nos músculos, tome água, mas prefira gelada que tem absorção mais rápida e vá massageando devagar a região afetada.



    Prevenção

     
    – Alongar é importante. Mas, verificar se a carga dos exercícios está apropriada, se a alimentação está balanceada e se o corpo hidratado também.
    – Evite realizar os exercícios logo após as refeições, quando o sangue vai ajudar na digestão e deixa os músculos de lado.
    – Reponha os níveis de sódio durante os intervalos de exercícios de longa duração com uma bebida esportiva e água, se o exercício for menos intenso.
    – Descansar também faz parte do treino, intercale os exercícios, trabalhando alternadamente os grupos musculares
    – Câimbras muito frequentes merecem uma investigação melhor, procure um médico, pois, nesse caso elas podem ser de origem vascular, muscular, ou ser sintoma de algum outro problema.
    – Além do potássio, a banana, por conter uma boa quantidade de carboidratos, fornece e recupera as reservas energéticas antes, durante e após o exercício. Assim você garante um bom desempenho muscular, sem câimbras ou dores, mas ela não elimina o risco do problema.
    – O uso de diuréticos pode ocasionar perda de potássio. – Dor de cabeça também pode ser sintoma da falta pode potássio e magnésio.

    Onde se encontra:

    POTÁSSIO

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn
    Share on pinterest
    Pinterest

    Escreva um comentário