[ad_1]
Em um especial de uma revista, acompanhei uma matéria que falava sobre as diferenças entre homens e mulheres, onde também comentava sobre a questão do paladar.
O paladar é um dos cinco sentidos que nos permite reconhecer os gostos das substâncias colocadas sobre a língua. Nesta, existem as papilas gustativas que tem a função de reconhecer as substâncias do gosto e enviar a informação obtida para o cérebro, que posteriormente a interpreta e a avalia.
A diferença que existe entre homens e mulheres vem desde ponto de vista biológico, que decorre da interação entre os genes e os hormônios (neurotransmissores).
Já os hormônios é os que determinam o ponto de prazer e saciedade de cada um.
Para as mulheres, aquilo que equilibra o bem-estar é a serotonina. E os alimentos que aumentam o nível de serotonina são os adocicados.
Para os homens, o sistema regulador é o da dopamina. São alimentos mais fortes que aumentam o nível de dopamina: carne, gordura, álcool e comidas amargas.
O aumento de serotonina traz bem-estar, sensação de repouso, que é o prazer buscado pela mulher.
Já a dopamina aumenta a motivação e a força, deixando o macho “pronto para o combate”.
Também podemos entender que o paladar feminino se remete às nossas ancestrais, que não eram grandes caçadoras e se alimentavam mais de vegetais e frutas, desenvolvendo o paladar adocicado.
Além disso, o instinto maternal entra em cena quando experimentamos algo amargo. “O gosto amargo, comum em coisas que estragam e alguns venenos, pode ter uma representação de risco ao futuro bebê”. Isso explica a relação entre o enjôo da gestante, a percepção de cheiros e a maior seleção de alimentos.
E sabendo disso hoje o comércio vem cada vez mais acompanhamos este universo e adequando os sabores de bebidas como cerveja, vinhos e até mesmo a cachaça com os mais adocicados.
Mas é claro que tudo pode ser adaptado, pois o paladar feminino esta mais exigente, querendo saborear mais as novidades e sem precisar em ter que abrir mão de experimentar.
Por tudo isso esta provado que o paladar feminino é mais sensível.
Mais sobre o Paladar
Apreciar um sabor é um exercício que se aprimora com a prática, uma vez que o paladar é um sentido extremamente plástico. Ou seja, a apreciação de sabores é algo possível de ser aprendido em qualquer idade.
Além do que, a variação agrada ao paladar.
Como o exercício de se alimentar envolve praticamente todos os outros sentidos, comer e beber são uma atividade que mobiliza boa parte do cérebro.
Em termos de áreas e terminações nervosas envolvidas no processamento de informações, alimentar-se ocupa quase tanto espaço no cérebro.
É válido lembrar que o paladar não apenas é um sentido útil às necessidades nutricionais do nosso corpo, ele também regula uma das principais atividades promotoras do aprendizado social: comer e beber!
O que pode ameaçar o Paladar
O Fumo;
Os medicamentos;
A radioterapia;
As bebidas nas versões diet e light (edulcorantes);
O excesso de álcool;
A falta de higienização da língua;
Os Alimentos picantes (pimenta);
As queimaduras da língua.
*Por alterar a composição das papilas gustativas