[ad_1]
Matéria que saiu Caderno Mix O Nacional com Patricia Folle
Nesta semana tive que auxiliar nos estudos e nas preparações para as provas de meus filhos. E até foi fácil por que era um assunto de meu conhecimento. E como foi importante esta troca, em informar e a necessidade de rever assuntos que são comuns no nosso dia a dia.
Pois então a matéria era de Ciências onde o tema era sobre os nutrientes e o processo de digestão.
Por coincidência procurava sobre o que comentar nesta semana e fui buscar um dos assuntos que podia abordar e elaborei hoje o Comer Devagar.
Já muito se tem ouvido falar acerca deste assunto, e é de senso comum que comer devagar é saudável e evita ganhar peso.
Quando se come muito depressa, normalmente acontece é que apesar de nos sentirmos completamente cheios, continuamos insatisfeitos. Isto porque não demos tempo para que a informação de saciedade chegasse ao cérebro.
Para começar a digestão começa pela boca. Enquanto se mastiga, são liberadas enzimas digestivas que vão dissolvendo o alimento. Assim, a mastigação estimula a produção, no cérebro, do hormônio leptina, que dá a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.
Além de nos proporcionar o prazer em saborear um bom prato, comer devagar e mastigar bem os alimentos também são sinônimos de saúde. “Comer lentamente é extremamente importante, pois é na boca que se inicia a digestão do que comemos. A mastigação promove a quebra dos alimentos em partículas menores e a saliva, além de umedecer a comida, ainda possui uma enzima conhecida como ptialina ou amilase salivar, que inicia a digestão do amido (açúcar complexo)”. Ehehe isso era assunto de prova dos meninos……
Mastigar bem também garante a absorção de nutrientes. Quando os alimentos chegam ao intestino maior do que deveriam, a superfície de contato das moléculas diminui o que retarda as reações químicas. “Para o organismo absorver os nutrientes, as partículas têm de estar diminuídas. Pedaços de alimento grandes não são absorvidos”.
Além de prejudicial à nutrição, pedações de alimentos podem entrar na mucosa intestinal e causar irritações no órgão. Para quem já sofre com enfermidades no aparelho digestivo, comer rápido é especialmente prejudicial.
O refluxo também pode ser consequência do mau hábito. Nesse caso, o problema é causado pela fermentação no estômago, provocado pelo fato de o órgão estar cheio de alimento. O ácido, ao passar pelo esôfago, queima o órgão e causa esofagite.
Elaborando um resumo com eles, ficou assim entendido as dicas que ajudam a comer devagar.