[ad_1]
Coluna Revista Mix. Jornal O Nacional. 04/08/2012
Pensando neste assunto me reportei aos Jantares e Eventos Festivos (Casamentos, 15 anos, Formaturas, etc…) que acontece em nossa cidade e que percebo que muitos não levam a sério.
Existem algumas regras que devem ser respeitadas. E seguir as regras como manda a etiqueta parece difícil, mas não é. Tentar entender o real sentido, que nada tem a ver com falta de naturalidade, esnobismo ou formalidade.
Mas lembrando de Etiqueta e Boas Maneiras à Mesa não espere aprender com a família do Tufão (Avenida Brasil). Afinal etiqueta representa educação e cultura e eles precisam aprender muito. Pois sem estes dois itens dificilmente conseguiram manter o “nível”.
Para começar, algumas situações simples:
Os cotovelos: Não colocar os cotovelos sobre a mesa é um preceito bastante conhecido. Apenas as mãos e os punhos podem apoiar-se sobre a mesa enquanto a pessoa come. Ao utilizar a faca e o garfo para cortar, mantenha os cotovelos próximos do corpo, para evitar tocar o vizinho de mesa.
Os guardanapos: Havendo um guardanapo de tecido, coloque entre os joelhos. Terminada a refeição, deixe-o solto sobre a mesa, não o redobrando direitinho. Sendo guardanapo de papel, mantê-lo ao lado esquerdo do prato. Não o amassar, muito menos transformá-lo numa bolota.
Os talheres: Quando há muitos talheres, comece utilizando-os de fora para dentro.
Ao cortar um alimento, passar o garfo para a mão esquerda e virá-lo para baixo, espetando no alimento a ser cortado.
Segurar a faca pelo cabo com a mão direita e corte o pedaço.
A carne deve ser cortada aos poucos, nunca de uma vez só.
O comportamento: Palitar os dentes é abominável. Quem precisar mesmo usar palito, deve fazê-lo no banheiro.
Servir-se de porções modestas. É melhor repetir do que deixar sobras. Deixar no prato, além de um gesto de má educação é um grande desperdício.
No final da refeição: Se você está satisfeito.O garfo e faca devem estar paralelos, sendo que a faca deve estar à direita do garfo, com a serra voltada para ele. O chic é colocá-los com os cabos apontados em sua direção.
Atenção especial: Se você for canhoto, procure a ponta esquerda da mesa. O correto que seja servido pela direita e não pela esquerda como os demais. Além disso, um canhoto tem o direito de mudar os talheres à mesa, mesmo num jantar formal.
Ave: coma com garfo e faca até onde puder depois coma com a mão.Pão: numa mesa de refeição deve ser cortado com as mãos.
Saladas: as folhas de verduras devem ser dobradas com o garfo e comidas, e não cortadas.Legumes, panquecas e crepes: jamais são cortados com faca, mas com a lateral do garfo.
Nunca sopre ou faça barulho ao tomar sopa e nem vire o prato da mesma. A colher de sopa é sempre levada à boca pela lateral.
Nunca comece a se alimentar antes dos outros, espere que todos estejam servidos, e comecem juntos.
O mais óbvio: não falar com a boca cheia, e não gesticular com os talheres.
As dicas são tantas que não posso descrevê-las em todo seu teor, mas servem para ter algumas noções.
Precisamos entender que o básico vem de berço e as outras aprendemos com o tempo e a convivência.
Proponha-se a rever, não custa nada.
Patricia Folle. Nutricionista CRN² 2037 www.patriciafolle.com.br