[ad_1]
Matéria feita para o GUIA Melhor Idade.
A pouca exposição ao sol que as pessoas têm atualmente pela estação de frio, pode levar a enorme deficiência desta vitamina.
Para que seja sintetizada na quantidade adequada, recomenda-se a exposição de partes do corpo (braços e pernas, por exemplo) entre 20 e 30 minutos ao sol diariamente.
Em caso já identificado a deficiência, fazer a complementação com suplementos receitados a partir da necessidade individual de cada um.
A função da vitamina D é ajudar o corpo a absorver os minerais cálcio e fósforo, responsáveis por participar no correto crescimento e dos ossos e dos dentes
Também é função da vitamina D controlar os depósitos e as retiradas desses minerais nos ossos, tarefas estas realizadas pelo próprio organismo para atender a outras necessidades exigidas pelo corpo.
Benefícios da vitamina D para o organismo não param por ai. Ela ainda combate a pressão arterial, controla o peso, afasta o risco de tumores, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão e está associada a uma vida mais longa.
A vitamina D atua eficazmente junto ao sistema imunológico permitindo que o corpo se defenda melhor, por exemplo, das gripes e resfriados.
A vitamina D, pode ser produzida pelo próprio organismo ou adquirida por meio de alguns alimentos.
Alimentos Ricos em Vitamina D: Atum, Sardinha, Salmão, Leite, Ovo, Manteiga e o Queijo.
Por serem de fontes ricas em gorduras. Procure fazer uso diário, mas com moderação, podendo ser de forma desnatada (leite e queijo).
Mesmo fora de uma região litorânea o uso dos peixes é bem fácil se usar as formas enlatadas ou então preparar assadas, grelhadas ou cozidas.
E o ovo pode ser cozido ou omelete ou pochê.