[ad_1]
QUANDO O ABUSO CAUSA RISCOS PARA O ORGANISMO
Inseridos no hábito alimentar da população e como nutricionista oriento sobre o uso, pois cada vez mais aumentando o abuso da utilização destes dois ingredientes, principalmente os refinados.
O açúcar: Visível em pedaços e em pó ou invisíveis nos bolos, balas, refrescos e outros, o açúcar refinado é apontado como uma das maiores causas de cárie dentária, da obesidade, da arteriosclerose, e do diabetes em pessoas propensas.
Quando o açúcar é ingerido pelo organismo, antes de ir para corrente sanguínea ele passa pelo pâncreas, glândula responsável por liberar a insulina que quebra a glicose (açúcar) e controlar a quantidade que irá para corrente sanguínea.
Quando a quantidade de glicose é maior que a produção de insulina, a glicose encontra dificuldade para entrar na célula e fica na corrente sanguínea, o que resulta no diabetes, e pode levar a outros problemas de saúde tais como: circulatórios, neurológicos, renais e visuais.
Porém consumir açúcar de menos também é prejudicial para o corpo. A glicose é a principal fonte de energia para o funcionamento do cérebro, dos músculos e dos órgãos. Condições de baixa glicose (hipoglicemia) levam a quadros de enxaquecas e alterações visuais e até levar ao desmaio.
O sal: O sal (ou cloreto de sódio) encontra-se em qualquer corpo vivo e, junto com outros sais minerais, produz energia e reforça a resistência dos órgãos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as nossas necessidades ficam em torno de 6 gramas por dia, incluindo aí o sal dos alimentos.
O sódio é um mineral essencial para nosso organismo, pois ele é responsável pelo equilíbrio entre a entrada e saída de água nas células, além de auxiliar na condução do impulso nervoso e na contração muscular. Ele está presente no nosso organismo com percentual entre 35% a 40% armazenado no esqueleto humano.
Faça trocas inteligentes
Açúcar por adoçante: sempre que puder faça essa troca, a quantidade de calorias vai diminuir.
Outra opção é utilizar adoçantes totalmente naturais, como a estévia ou açúcar mascavo ou mel ou melado. Lembrando que o açúcar mascavo mel e o melado devem ser consumidos em quantidade adequada.
Para pegar leve no consumo de sal sem ter que comer pratos sem gosto, utilize outros temperos, como alecrim, cebolinha, coentro, hortelã, louro, manjericão, salsa, limão, cebola, vinagre azeite e alho. Além de deixarem a comida saborosa, eles contribuem para a saúde. Outra dica valiosa é não deixar o saleiro na mesa enquanto faz as refeições. Você pode se sentir tentado!
Então, consumir ambos em excesso vai prejudicar sua saúde. Tanto o sal como o açúcar são nutrientes essenciais para o funcionamento equilibrado do corpo. A dica é tentar equilibrar a alimentação reduzindo a quantidade de sal nos pratos e evitar os excessos de açúcares,