[ad_1]
Quando pacientes me procuram para seguir uma dieta, digo que o meu método de trabalho é Reeducação Alimentar Personalizada.
Sim, pois é desta forma que espero que venham a entender que é necessário aprender a comer corretamente.
Digo sempre que qualquer método funciona, mas fazer a manutenção é o que nem todos conseguem e sempre dizem que este é o momento mais difícil e aí que embaso mais ainda a proposta da Reeducação Alimentar.
A Reeducação Alimentar é um novo estilo de vida, que pode ser seguido para sempre, onde podem verificar os erros e acertos na alimentação e quando consertam, começam a se alimentar de uma forma correta e assim se torna um hábito por toda a vida.
É feito um processo educativo que se aplique em mudanças nos hábitos alimentares que vão sendo incorporados gradativamente, ou seja, dia após dia. Deste modo, a probabilidade de ter a continuidade, uma vez incorporada, é maior e a possibilidade de conseguir a se manter.
O grande segredo para se reeducar e fazer uma alimentação mais saudável é respeitar a individualidade, ou seja, quanto mais próximo da realidade de cada um, mais fácil será o processo de mudança. Não adianta orientar um indivíduo que resida sozinho e trabalha o dia todo a comer refeições caseiras todos os dias ou mesmo proibir um “chocólatra” de comer chocolate.
Preciso adequar os comportamentos que leva a comer e que de forma. Por isso que emprego algumas adequações para que o processo seja um sucesso aplicando uma série de reorientações.
A tomada de decisão por um alimento ou refeição, deve ter um entendimento maior de que aquele que não serve somente para satisfazer a necessidade básica do organismo de se alimentar, ou dar prazer, mas também entender que o alimento é bom, o porquê da sua utilização, quais as quantidades, fontes e tipos de alimentos que melhor convêm individualmente, respeitando e atuando, não só aspectos como o estado de saúde da pessoa, mas também, considerando sua condição sociopscicológica, financeira, padrões culturais individuais, crenças e tabus alimentares.
Os meus objetivos: acolher as dificuldades, oferecer soluções para a rotina alimentar; apoiar todo o processo através estratégias em relação à comida, ensinar a usar a inteligência na hora de fazer suas escolhas alimentares.
A proposta de acompanhamento nutricional vai à contramão das dietas prontas, muito difundidas na mídia e reproduzidas pela população em geral, que apenas suprem necessidades momentâneas do indivíduo, e que podem causar diversos problemas à saúde.
Se a busca é por algo permanente e que modifique a vida beneficamente em longo prazo, a Reeducação Alimentar é um caminho, flexível, adequado e rico para aqueles que buscam a saúde alimentar.