[ad_1]
As férias acabaram e é hora de arrumar a mochila e levar os pequenos de volta à rotina escolar. E parte importante do processo é também o lanche, afinal, uma boa alimentação é fundamental para potencializar o aprendizado. “O lanche serve para repor as energias que são gastas na escola, seja utilizando o raciocínio nas atividades intelectuais ou nas atividades que exijam do corpo como, por exemplo, educação física, expressão corporal e claro nas brincadeiras com os amigos”, explica a nutricionista Patrícia Folle. Por isso, investir em opções saudáveis e gostosas é tão importante. Assim, você, além de contribuir para o crescimento saudável da criança, também ajuda a criar hábitos alimentares para a vida toda. E para ajudar na tarefa de escolher a melhor opção e abandonar de vez salgadinhos e lanches industrializados, a nutricionista separou algumas dicas. Olha só:
Como levar
Para conservar em boas condições, sem alterar sabor e principalmente sem riscos de estragar, é importante acondicionar em uma lancheira térmica e separar os alimentos em potes bem vedados.
Já as frutas inteiras, sanduíches e bolos/tortas podem ser embalados em papel alumínio ou papel filme, que auxiliam na preservação da temperatura do alimento.
O que levar
Líquido: para hidratar e repor as necessidades do organismo. É importante apostar em água, sucos, chás, água de coco, preferencialmente sem açúcar.
Fruta: Se a criança ainda for pequena, opte por frutas que possa comer sozinha sem ter que cortar como uvas, morangos, cerejas e gomos de laranja ou bergamota. Bananas, maçãs e peras podem ser cortadas em pedacinhos, para facilitar. A salada de frutas, além de ser bem variada, é sempre sucesso. Frutas secas também são uma boa pedida! Lembrando que a fruta irá fornecer vitaminas, minerais e fibras.
Carboidrato: eles são ótimas opções por oferecer energia. Valem pão integral ou de forma, pão de queijo, bolos caseiros, biscoitos e cookies integrais. Tome cuidado com a quantidade, pois é apenas parte do lanche.
Proteína: o ideal são proteínas lácteas como queijos, requeijões e iogurtes. São importantes fonte de cálcio e vitaminas, essenciais na fase de crescimento
Vegetais ou legumes: Cenouras baby, tomates cereja, brócolis, pepino, chuchu… É uma ótima opção para constituir os lanches saudáveis para as crianças, por serem ricos em fibras, vitaminas e minerais.
Sugestão de Lanches
Lanche 1: *Pão com queijo e peito de peru ou chester + Suco de fruta natural ou polpa + Cenoura baby ou comum (crua ou cozida) + Banana
*Sugestão de pães: fatiado integral ou branco ou bisnaguinha
Lanche 2: Iogurte com sabor ou natural + Cereal em flocos ou granola ou aveia ou quinoa + Oleaginosas (castanha do Pará, caju, nozes ou amendoim) + Brócolis ou Couve Flor Cozida- + Pêra
Lanche 3: Leite com chocolate em pó ou cacau + *Bolo doce simples + Salada de Fruta + Tomatinho Cereja
*Sugestão de bolos: formiguinha, chocolate, milho, laranja
Receita de Biscoito tipo cookie de aveia
Ingredientes
2 xícaras de farinha de aveia
1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de água
¼ de xícara de óleo
¾ de xícara de açúcar mascavo ou mel
Canela em pó
1 colher de sobremesa rasa de fermento
Raspas de limão
Modo de preparo
1- Colocar a aveia em flocos na água por 20 minutos, misturar tudo, fazer os biscoitos usando a colher e assar até dourar.