[ad_1]
A erva-mate tem revelado uma composição que identifica diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais no produto, o que lhe confere um grande potencial de aproveitamento. Seu nome científico é Ilex paraguariensis
O hábito de degustar a bebida tradicional e muito conhecida dos estados do sul e da America do Sul é feita com erva mate que chamamos de Chimarrão é um método também de enriquecer a sua utilização.
Alguns tópicos importantes:
1 – Dificulta a absorção de gordura e de açúcar pelo organismo
A erva-mate possui propriedades que ajudam a diminuir a taxa de gordura no sangue. Protege das doenças cardiovasculares. Ajuda a diminuir a taxa de açúcar do organismo: combate a diabetes e é uma aliada no emagrecimento.
2 – Facilita a digestão
A erva-mate possui propriedades laxativas, que contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo. Quem tem problemas com intestino preso pode considerar incluir o mate na dieta.
3 – Diminue a retenção de líquidos
Se for preparada na forma bebida ela tem efeitos altamente diurética. Com diversos benefícios para o corpo: auxilia no emagrecimento, diminui o aspecto inchado e combate a celulite.
4 – Mantêm o corpo estimulado
Assim como o café, a erva-mate tem características estimulantes. Beber chimarrão ou em forma de chá dá energia para o corpo, estimula o sistema nervoso e combate à fadiga. A cafeína é uma das substâncias presentes no chimarrão, por isso essa bebida ajuda a diminuir a sensação de cansaço e a aumentar o bem-estar e a disposição física e mental.
5 – Nutre o corpo
Além da cafeína, a erva-mate é rica em diversas substâncias: vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D, cálcio, potássio, ferro, fósforo e outros minerais são alguns dos elementos presentes no chimarrão.
6 – Ajuda a prevenir doenças
Possui antioxidante, que são necessários para que o organismo combata a ação dos radicais livres presentes no corpo e atuam no combate de diversas doenças, como problemas cardiovasculares e o câncer. Além disso, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
7 – Regula as funções sexuais
A saponina é mais uma substância presente na erva-mate que ajuda a manter o organismo funcionando bem. Este elemento atua na produção de hormônios, por isso é uma maneira de melhorar a libido.
Curiosidade: A erva-mate também entra na estética. Surgindo como uma nova alternativa para a indústria cosmética. A partir do extrato são desenvolvidas diversas linhas de produtos, hidratantes corporais, faciais, óleos bifásicos, hidratantes desenvolvidos especialmente para tratar mãos e pés, além da linha capilar com shampoo, condicionadores, máscaras de tratamento entre outros.
A erva-mate na culinária, a versatilidade da erva-mate é tanta que é possível realizar receitas especiais que podem dar um toque diferente às suas refeições.
Siga esta receita:
Bolo de iogurte com erva-mate
Ingredientes
3 ovos
1 copo de iogurte natural
Três quartos de um copo (de iogurte) de óleo vegetal
3 colheres de sopa de chá mate solúvel
1 pacote de gelatina sabor limão
300 gramas de farinha de trigo peneirada
120 gramas de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Modo de preparo
Em uma vasilha, junte a farinha de trigo, a gelatina, o açúcar, o chá e o fermento em pó. Misture bem e reserve. No liquidificador, coloque os ovos, o óleo vegetal, o iogurte e bata por cinco minutos. Coloque aos poucos o creme na vasilha de ingredientes secos e misture até formar uma massa homogênea. Ponha a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido. Asse por cerca de 30 minutos ou até que o bolo esteja cozido.