[ad_1]
consumindo de 2 a 3 litros diariamente, já que os refrigerantes apresentam um baixo poder de hidratação”, alerta a nutricionista.
Outras dicas para antes da festa são relativas à alimentação, que deve ser variada e balanceada, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em gordura, principalmente animal, e de frituras em geral. “Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas, bolachas) para que tenha bastante energia na hora da festa”, explica Patrícia. É importante consumir muitas frutas e verduras, principalmente na forma de saladas, para que o organismo esteja com bons níveis de vitaminas e minerais em dia. Consumir carnes magras como filé de frango e peixe também são dicas importantes. “Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a sua resistência física e aguentar até o último minuto!”, reforça.
Durante
“Hidrate-se a todo momento! Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro”, explica a nutricionista.
Uma dica interessante, segundo ela, é o uso de isotônicos, já que possuem concentrações de eletrólitos fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido.
É importante se alimentar durante a festa, consumindo alimentos leves. “Para facilitar leve para a festa um saquinho com frutas secas, castanhas, barras de cereais ou então beba sucos de frutas. Desta forma, estará repondo a energia gasta na folia”, sugere Patrícia.
As frituras devem ser evitadas, pois por apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e de moleza. Patrícia lembra ainda que é fundamental prestar atenção na higiene dos alimentos, observando a higiene e as condições do local onde são preparados e armazenados é uma dica.
Depois
Para quem exagerar, algumas dicas para melhorar os sintomas de mal estar:
Tomar sopa de vegetais com arroz e frango ou sopa de capeletti, ajuda a repor a energia e alguns eletrólitos que foram perdidos pelo suor e a desidratação feita pelo consumo do álcool.
Repousar bastante. Tomar muita água e suco de frutas durante todo o dia, já que o álcool pode levar a uma desidratação e queda dos níveis de glicose. Beber chás, que apresentam propriedades protetoras do estômago e do fígado e os que facilitam a digestão e ajudando na recuperação também a visícula biliar.
Consumir uma alimentação leve e rica em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Evite, principalmente, os alimentos muito gordurosos. Manter uma alimentação rica em fibras para melhorar o trânsito intestinal.
Álcool
Caso consuma bebidas alcoólicas, o faça com moderação e nunca com o estômago vazio. Além de muito calóricas (cada grama de álcool fornece 7Kcal), quando em excessos pode levar a quadros de hipoglicemia, especialmente se estiver em jejum. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muitos goles de água!
“Vale lembrar ainda que, quanto mais se beber, maior será o cansaço. Quanto mais alta a concentração de álcool no sangue (chamada de alcoolemia), mais a bebida atua como depressora e não como estimulante. Neste caso, portanto, agir com moderação é não só menos arriscado mas também mais divertido”, alerta a nutricionista.
Suco Energético
(consumir antes da festa)
Ingredientes
01 colher de sopa cheia de beterraba ralada;
½ unidade de cenoura ralada;
01 copo médio de água de coco;
01 copo pequeno de suco de laranja sem açúcar;
½ colher de café de guaraná em pó;
01 colher de sobremesa cheia de semente de linhaça triturada;
½ colher de sobremesa de mel de abelha.
Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e consumir imediatamente.
Dica de Coquetel Sem Álcool
Sangria
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de suco de limão
3 xícara (chá) de suco de uva
rodelas de laranja e limão
3 xícara (chá) soda limão
gelo à gosto
Modo de Preparo
Misture tudo e coloque numa jarra
Receita Básica Para Ressaca:
Suco Desintoxicante
Ingredientes
1 fatia de melão
300 ml de água-de-coco
2 kiwis
4 folhas de hortelã
Preparo
Bata o melão, a água e o kiwi no
liquidificador. Acrescente as folhas de hortelã e beba à vontade.
Energéticos
A bebida energética é uma boa dica, pois possui um teor elevado de carboidratos, que ajuda na manutenção e na recuperação da energia e concentrações consideradas pequenas de 6% a 8% de eletrólitos. Mas as bebidas estimulantes, à venda em bares e casas noturnas, são produtos que têm, além dos carboidratos que fornecem energia para o organismo, substâncias excitantes para o sistema nervoso, como a cafeína. Dessa forma, as bebidas estimulantes são contra-indicadas para pacientes com hipertensão e cardiopatias, pessoas nervosas ou com problemas psiquiátricos, além de diabéticos e indivíduos com insônia”
Lanches
Cuidado com Lanches que contém maionese, por exemplo, se estiver exposta à temperatura ambiente por mais de duas horas ou com o prazo de validade vencido pode provocar intoxicação alimentar. Já a alface e o tomate, utilizados nos lanches naturais, acarretam verminoses e Hepatite A quando não higienizados corretamente. Atenção também aos frios que permanecerem muito tempo fora de refrigeração adequada e à salsicha.
*PatriciaFolle – Nutricionista CRN² 2037 www.patriciafolle.com.br