Entre em Contato

    CRA - Clínica de Reeducação Alimentar

    Rua Fagundes dos Reis, 428 - Sala 203 - Centro - Passo Fundo/RS

    Contatos:

    CONGESTÃO OU INDIGESTÃO

    [ad_1]

    indigestao

    A congestão é, na realidade, uma alteração aguda da digestão, ou seja, uma interrupção da digestão. Essa alteração pode acontecer em qualquer nível, mas na grande maioria das vezes, acontece quando o alimento ainda se encontra dentro do estômago. Geralmente na fase inicial da digestão alguma interferência faz com que essa digestão se interrompa ou se faça de uma forma inadequada. Congestão é um termo popular, o correto é dizer que essa pessoa teve uma indigestão ou uma dispepsia aguda.

    A congestão ou indigestão pode ser causada desde um abuso alimentar, assim como alguns hábitos que não devem ser praticados ou realizados após uma refeição. Mas na maioria das vezes ocorre por um excesso ou exagero na alimentação. Na realidade não existe uma causa única.

    Os sintomas são:

    Inicialmente, quem estiver com a congestão ou indigestão vai ter os sintomas que se referem ao estômago. Então vai começar a se sentir mal com uma sensação de peso e de que não está fazendo a digestão, associada a uma distensão (estufamento) do abdômen, sintomas de enjôo e náuseas, isso numa fase mais inicial. Dependendo da progressão e da intensidade isso também pode acompanhar de sintomas gerais, como uma sensação de desmaio, suor, extremidades frias e palidez da pele são alguns dos sintomas ao nível do aparelho digestivo, acompanhados ou não, de sintomas gerais.

    Para ajudar uma pessoa que está sofrendo uma congestão ou indigestão é tentar tranqüilizar, levá-la a um ambiente bem ventilado, afrouxar as roupas, deitar se estiver com uma sensação de desmaio, evitar dar medicação.

    Não existem alimentos que podem causar congestão ou indigestão. Qualquer tipo de alimento pode causar. Na realidade o que vai depender é a quantidade que a pessoa comeu a forma com que comeu o horário que comeu ou o que fez após ter se alimentado. Principalmente o que causa é o excesso, na grande maioria das vezes.

    • Após as refeições é necessário aguardar um certo tempo para fazer alguma atividade física maior, porque nesse momento pós-refeição, o nosso sangue está direcionado para o aparelho digestivo, para melhorar a absorção e a digestão. Então se vai praticar uma atividade física muito pesada, esse sangue que está indo para o aparelho digestivo vai ser direcionado para os músculos e isso pode causar uma interrupção dessa digestão que estava ocorrendo. O ideal e recomendado, é que após uma refeição não se pratique atividades físicas pesadas.

    Existe diferença no tempo de digestão de um alimento para o outro. Sabemos que os líquidos geralmente saem rapidinho do estômago, pois os ingere e em pouco tempo, já passou do estômago e está ao nível do intestino. Já os alimentos, quanto mais gordurosos, mais tempo vão demorar em serem digeridos. Os carboidratos (massas e açúcares) já têm uma digestão muito mais rápida e as proteínas (carne, leite) têm um tempo de digestão intermediária, ou seja, não tão rápido quanto às massas e nem tão demorado quanto à gordura.

    Então o tipo de refeição que faz vai interferir no tempo que o seu estômago vai gastar para digerir e isso também implica em quanto tempo deve esperar para fazer uma atividade física depois.

    CONGESTÃO OU INDIGESTÃO

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn
    Share on pinterest
    Pinterest

    Escreva um comentário