[ad_1]
Sempre que preparo um texto ou uma matéria procuro refletir em algum assunto que é importante e que seja de interesse.
O assunto de hoje já está mais que conhecido e comentado, mas a importância de comer, inserido na forma de necessidade e satisfação precisa ser revisado.
Este ato está, há muitos séculos, separado do simples fato de sentir o estômago roncando.
Por quê?
O comer mantendo hábitos saudáveis é uma recomendação já há muito tempo indicado, mas nem sempre comemos porque sentimos fome.
Muitas vezes, comemos porque sentimos vontade e ela aparece junto com o tédio, com a ansiedade, com o stress, com o nervosismo, raiva, frustração…
Isso esta inserido em algumas atitudes a que me refiro:
– Quando se come com mais calma, mastigando o número suficiente de vezes, as chances de se prestar atenção no que está se comendo o controle, é muito maior. O comer mais lentamente também ajuda a entender melhor o que está acontecendo. Isso porque durante uma refeição o cérebro tem apenas um foco: preencher o estômago, o que, de imediato, não provoca a sensação de saciedade. Entre saciar o estômago e parar de sentir fome, há um processo que envolve liberação de hormônios e sinais visuais de que a refeição terminou. Esse processo demora cerca de 20 minutos, e só depois dele há a sensação de saciedade. “Se você come muito depressa, corre o risco de ingerir mais comida do que seu corpo precisa”.
– Comer primeiro os alimentos mais saborosos do prato é outra forma de comer com controle e fica mais fácil parar de comer. Assim tem-se a certeza de que já comeu a melhor parte. “É preciso que se encontrem quais são os alimentos preferidos entre aqueles considerados saudáveis”. Reforçar o gosto pela comida faz parte do comer, assim o desejo de repetir aquela ação sempre que possível, faz nascer um hábito.
– Beba mais água, o sinal da sede é o mesmo da fome, portanto, é preciso tomar cuidado para não confundir vontade de beber água com vontade de comer alguma coisa. O ideal é você comer de 3 em 3 horas, e se sentir vontade de comer algo antes de completar as 3 horas, beba água, pois seu corpo pode estar pedindo líquido, e não comida.
Entenda que comer é muito mais do que nutrição, é cultura, é família, é comemoração, é conforto e não há nada de errado com isso.
Se precisar de ajuda ou orientação para construir um plano alimentar feito “sob medida” para você, onde o comer adequadamente faz parte de nossa vida, não subestime, procure um nutricionista.