[ad_1]
Observo que cada vez mais jovens menores de idade estão entrando nessa de beber, mesmo não sendo recomendado, assim como um dos prazeres de alguns adultos é tomar uma ou umas e outras…. então hoje comento a frase que já virou jargão “beba com moderação”, precisa ser revista.
O beber moderado pode se referir ao consumo com limites onde não há prejuízos ao indivíduo e sociedade.
Significa também beber, em média, 1 lata de cerveja (350 ml) que tem a mesma quantidade de álcool que uma taça de vinho (140 ml), ou que uma dose de bebida destilada (44 ml), não mais que isso.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) existem situações em que não deve usar bebidas alcoólicas
- Se estiver grávida ou a amamentando.
- Se for dirigir ou trabalhar com uma máquina.
- Pessoas em uso de medicamentos.
- Portadoras de doença do fígado ou pressão alta.
- Dependência alcoólica.
- Presença de tremores pela manhã durante os períodos de ingestão excessiva de álcool.
- Menores de 18 anos de idade.
- História de dependência de álcool ou outras drogas no passado.
No Brasil, o termo também dito “beber socialmente”, ou seja, dentro dos padrões aceitáveis, alude ao beber moderado, mas denota tal comportamento de maneira ainda mais imprecisa.
Existem pessoas para quem a bebida e beber são um ato social que faz parte de uma festa, mas conhecem os limites, como também para alguns que não bebem durante a semana, mas que deixam para o fim-de-semana.
O beber com moderação é não embebedar-se ocasionalmente e isso pode ter consequências sérias, pois aumenta a probabilidade de comportamentos de risco:
- Sexo desprotegido que poderá resultar em infecções sexualmente transmitidas e gravidez não planeada
- Desentendimentos
- Danos e acidentes
- Problemas com as autoridade.
- entre outros….
Um frase a comentar ”A aprendizagem de valores é feita por observação e é fundamental na educação e na formação do carácter”. O quero dizer com isso!!! que é preciso nesse contexto é o dar exemplo.
Voltando ao texto…
Lembre-se que o álcool é um vilão quando se trata de calorias, pois as bebidas alcoólicas em geral são extremamente calóricas. Cada grama contém 7 calorias (3 a mais do que o açúcar comum), as quais podem ser chamadas de “calorias vazias”, pois não nos oferecem nenhum nutriente, apenas nos dão uma falsa ilusão de saciedade.
No caso específico do vinho tinto, encontramos os polifenóis, que por sua propriedade antioxidante ajuda a evitar a aterosclerose, mantêm os vasos sanguíneos relaxados e tem efeito anticoagulante, reduzem a formação do LDL, chamado popularmente de “colesterol ruim”.
No entanto, há alguns motivos a favor do álcool, desde que com moderação: Ele reduz o estresse mental (momentaneamente) e pode melhorar a longo prazo o risco de doenças cardíacas, mas lembrando que a bebida só é benéfica se consumida COM MODERAÇÃO!
CONCLUSÃO: Se beber, beba com moderação e é fundamental saber a hora certa de parar. Então…um brinde à saúde!