[ad_1]
“Comer, comer é o melhor para poder crescer…”
Sabe-se que a criança que é bem alimentada mostra disposição, desenvolvimento em suas habilidades. Neste sentido a alimentação acaba sendo significativa para a contribuição do desenvolvimento da criança tanto na escola como na sociedade.
A pirâmide dos alimentos é um dos guias mais conhecidos que promovem a saúde por meio da orientação nutricional, entretanto, o que muitos não sabem, é que existe uma pirâmide adaptada especialmente para as necessidades das crianças.
A infância e a adolescência é a fase da vida em que o corpo está sendo formado e é fundamental para construir adultos saudáveis. Por isso, a alimentação completa é muito importante. Para evitar os problemas de crescimento, má nutrição e obesidade infantil.
Uma alimentação completa significa uma dieta variada, rica nos mais diferentes nutrientes. Existe uma divisão importante dos tipos de alimentos que podem orientar a dieta de uma criança de acordo com a sua fase:
Alimentos energéticos: carboidratos e gorduras
Eles são essenciais na vida das crianças, é fonte energética que proporcionam força e vitalidade para as brincadeiras e estudo.
Exemplos: Batata, milho, mandioca, macarrão, castanhas, nozes, azeite, entre outros.
Alimentos reguladores: Frutas e vegetais
São os alimentos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Eles proporcionam um melhor funcionamento do metabolismo, do intestino, purificam o sangue e mantêm o sistema imunológico fortalecido.
Exemplos: Morango, laranja, tangerina, alface, couve, cenoura, tomate, brócolis, abacaxi, caqui, entre outros.
Alimentos construtores: Carnes, ovos, laticínios e grãos
Eles são responsáveis pela formação óssea e muscular do corpo. As proteínas auxiliam na prevenção de doenças e na formação de células. Oferecem saúde às unhas e cabelos. Esses alimentos da pirâmide alimentar infantil auxiliam em processos de cicatrização e na formação dos hormônios durante o crescimento do corpo.
Exemplos: Feijão, leite, ervilhas, grão de bico, iogurte, queijo, entre outros.
Pais conscientes
Deve-se reconhecer que as necessidades de uma criança não são as mesmas de um adulto. Muitos pais acreditam que os filhos devem acompanhar se alimentando com as mesmas refeições e induzem ao consumo de porções semelhantes, mas isso é um erro. O que os pais não se conscientizam é que as consequências não se limitam apenas à aparência física, mas tardiamente essa alimentação irregular pode resultar em problemas de saúde e dificuldades de reversão, o que tornará essas crianças pessoas adultas obesas.
OBSERVAÇÂO IMPORTANTE: Em todas as fases é importante a necessidade da ingestão de água.