[ad_1]
Probióticos – Leites fermentados, iogurte com lactobacilos, fibras solúveis encontradas nas frutas (inclusive em suas cascas) e cereais integrais. Eles são carboidratos não digeridos pelo organismo humano e que contribuem para a manutenção da flora intestinal. “É preciso ter um bom funcionamento do intestino, pois é lá que começa a defesa do organismo”, frisa a nutricionista. De acordo com ela, se as bactérias do aparelho digestivo não estiverem desempenhando adequadamente seu trabalho, as vitaminas e minerais consumidos não serão absorvidos da forma que deveriam.
Ômega 3- Linhaça e peixes gordurosos (salmão, atum e sardinha). Patrícia esclarece que o Ômega 3 deve ser incluído na dieta porque não é produzido pelo nosso organismo . A principal função do componente é o poder antiinflamatório. O recomendado pela profissional é uma porção de peixe duas ou três vezes por semana. Já a linhaça pode ser consumida diariamente de duas formas: a semente triturada, como ingrediente para vitaminas ou adicionada à refeição, como farinha e em óleo.
Vegetais com folhas verde-escuras: Rúcula, agrião, brócolis e couve verde. São utilizados como fonte de ácido fólico e excelente para fortalecer o sistema imunológico. A quantidade mais apropriada é de 250 ml (uma xícara de chá) por dia. Para conservá-los, é indicado o armazenamento na geladeira.
Castanha-do-pará e cogumelos (champignon)- contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas- como o feijão, lentilha, ervilha e grão de bico que é rico em Zinco, micronutrientre responsável em melhorar a imunidade.
Gengibre- Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
Alho- contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. A nutricionista afirma que para obter melhores resultados é indicado o consumo em cápsula. “O óleo de alho em cápsula possui quase 1 grama do princípio ativo. Já o chá não concentra mais que 100 miligramas”, explica Patrícia. A única contra-indicação da cápsula é para quem sofre de gastrite moderada ou forte, pois ela é um pouco ácida. A ingestão também não é recomendada para quem não quer ficar com uma halitose acentuada.
Pimenta- fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A e protege o organismo de infecções.