[ad_1]
O nutricionista é um profissional que atua em diferentes áreas ligadas à alimentação e à nutrição, contribuindo para que o público atendido usufrua melhores condições de vida e saúde, lembrando que sua formação é de nível superior.
Pode ajudar na Prevenção de Doenças.
As doenças podem ser evitadas por intermédio de uma alimentação saudável e equilibrada.
Atua na Nutrição para Faixas Etárias Específicas
Para os adultos com o passar dos anos nosso corpo vai sofrendo alterações fisiológicas naturais que interferem diretamente no estado de saúde e alimentação.
Na gestação é outra fase que a alimentação tem extrema importância para proporcionar um crescimento saudável para o feto e para a saúde da mãe. Nessa fase ocorre o aumento das necessidades de nutrientes para as gestantes sendo importante o nutricionista para auxiliar as quantidades de alimentos e qualidades dos mesmos.
Para os Lactantes (recém nascidos) é de extrema importância educar os pais sobre o aleitamento materno exclusivo e após 6 meses a introdução da alimentação complementar.
Para o adolescente é importante ressaltar o aumento das necessidades devido o crescimento, dentre diversas outras ocasiões.
Na Nutrição para Esportistas
Os atletas têm um ritmo de treino muito intenso e necessitam de um plano alimentar que proporcionem o mais alto rendimento para suas realizações.
A nutrição é o ponto chave para o desempenho, ela aliada ao programa de treinamento e o descanso garante o sucesso nas competições.
Na Imunidade
O funcionamento adequado do sistema imune é fortemente influenciado pelo estado nutricional do organismo e pelos nutrientes ingeridos na alimentação.
A ingestão inadequada de energia resulta em efeito supressor (diminuição) de funções imunes (baixa imunidade), aumentando os riscos de infecções.
Na Qualidade de Vida
A nutrição é importante por melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporciona uma maior energia durante o dia, diminuindo a fadiga física e mental aguda e crônica.
A nutrição não é sinônima de fome, não tem nada haver com abrir mão dos prazeres, dos alimentos que gostam. Poderá consumir seus doces, pizzas, churrasco, chocolates, etc.
O que será feito é impor organização, disciplina e educação no consumo destes alimentos.
Absorção de um nutriente tem relação direta com a parte mental do indivíduo que está consumindo, aliás, a produção de hormônios, sensação de fome, saciedade, prazer, gosto do alimento é toda regulada pelo sistema nervoso.
Por isso se você pensa que o profissional de nutrição é aquele que vai proibir tudo, por defeito em tudo que come que só serve para quem quer emagrecer você está muito enganado.
Ele é o profissional mais capacitado quando o assunto é alimentação e suplementação.
É o único que por lei tem o direito de prescrever uma “dieta” (plano alimentar) personalizada e individual e também suplementos industrializados e manipulados.
Isso é denominado de atividade privativa do nutricionista.