Notícias, Matérias e Entrevistas Patrícia Folle

09 Nov

DIETA ANTIFLAMATÓRIA APLICADA À ESTÉTICA

DIETA_ANTI_INFLAMATRIAAtualmente na parte estética o avanço tecnológico é evidente e já existem vários tratamentos com diversos produtos e aparelhos que auxiliam na redução de gorduras, prevenção de flacidez e envelhecimento da pele.


Contudo, para que o tratamento estético consiga obter êxito é sempre indicado seguir uma dieta equilibrada e adequada onde indico os alimentos a fim de efetivar e acentuar os resultados, além de evitar o ganho de peso, que irá potencializar os efeitos do tratamento estético, seja ele qual for. 


A procura por esses tratamentos fica maior nesta época devido à proximidade com a chegada do verão, onde o corpo fica mais exposto. 


Hoje em dia esses tratamentos não são mais exclusivos das mulheres, ELES também vêm aderindo. O Homem atual valoriza um corpo com peso adequado atlético, se possível, torneado e musculoso.


Mas, voltando ao assunto aliando então a Nutrição Aplicada a Estética comento sobre uma das indicações de dieta para o sucesso do tratamento estético que é a dieta anti-inflamatória, como também pode ser conciliada a dieta antioxidante e a dieta do baixo índice glicêmico. 


Ela privilegia alimentos que contêm substâncias com ação anti-inflamatória. Ou seja, ao invés de os alimentos desencadearem inflamações no organismo, eles combatem a inflamação, como também melhoram o funcionamento do organismo e do intestino.


Existe uma grande variedade de alimentos que podem ser incorporados, para que haja o benefício anti-inflamatório


Alguns alimentos indicados:


1- Probióticos – microorganismos- obtidos através da fermentação do leite fortalecem o sistema imunológico e promove uma ação antiinflamatória do intestino, prevenindo a prisão de ventre, gases e ainda ajuda na absorção de minerais e vitaminas, fortalecendo a imunidade.


2- Sementes/Integrais: A linhaça, assim como os peixes de água salgada e profundas, é rico em Ômega 3. Gergelim, rico em cálcio e fósforo, e gordura de boa qualidade. O gérmen de trigo tem ação protetora contra a poluição. Quinua excelente fonte de proteínas, gorduras boas, grande quantidade de vitaminas, fibras e minerais. Semente de abóbora - as fibras encontradas na semente servem para regular a flora intestinal, saciar a fome e funciona como um vermífugo natural e a semente ainda servem para combater a constipação e afastar outras doenças intestinais. 


3- Frutas: É importante que haja uma variação constante das frutas consumidas. Frutas cítricas são fontes de vitamina C que atua como antioxidante. Frutas vermelhas além da ação antioxidante atuam também contra a inflamação. Melancia e melão – frutas composta 95% de água, ajuda na hidratação.
4- Frutas oleaginosas: São alimentos ricos em selênio, que atua como antioxidante, além de possuírem boas gorduras. Castanha, soja, milho, amêndoas e avelã são alguns exemplos. 


5- Peixes: os peixes são fontes de proteínas leves, e apenas por isso já deveriam ser mais utilizados na alimentação habitual. Os peixes de água salgada e profunda (salmão, atum, arenque sardinha e etc.), podemos aproveitar a grande quantidade de Ômega 3 que eles possuem.


6- Hortaliças: As hortaliças são fontes indispensáveis de muitas vitaminas, minerais e fibras. Os folhosos de cor verde-escuro são riquíssimos em nutrientes que combatem a inflamação e os radicais livres. Hortaliças de cor alaranjada são fontes de betacaroteno, um excelente antioxidante. O ideal é que se faça um rodízio das hortaliças, para que se consiga uma maior quantidade de nutrientes.


Adapte esses alimentos à sua dieta diária e aproveite os benefícios da anti-inflamação que eles te proporcionam.


Portanto, concluo que sempre a melhor alternativa é comer alimentos com um maior potencial nutritivo e evitar os industrializados.

DIETA ANTIFLAMATÓRIA APLICADA À ESTÉTICA
04 Nov

SAL E AÇÚCAR

sal_accarQUANDO O ABUSO CAUSA RISCOS PARA O ORGANISMO


Inseridos no hábito alimentar da população e como nutricionista oriento sobre o uso, pois cada vez mais aumentando o abuso da utilização destes dois ingredientes, principalmente os refinados.


O açúcar: Visível em pedaços e em pó ou invisíveis nos bolos, balas, refrescos e outros, o açúcar refinado é apontado como uma das maiores causas de cárie dentária, da obesidade, da arteriosclerose, e do diabetes em pessoas propensas.


Quando o açúcar é ingerido pelo organismo, antes de ir para corrente sanguínea ele passa pelo pâncreas, glândula responsável por liberar a insulina que quebra a glicose (açúcar) e controlar a quantidade que irá para corrente sanguínea.


Quando a quantidade de glicose é maior que a produção de insulina, a glicose encontra dificuldade para entrar na célula e fica na corrente sanguínea, o que resulta no diabetes, e pode levar a outros problemas de saúde tais como: circulatórios, neurológicos, renais e visuais.


Porém consumir açúcar de menos também é prejudicial para o corpo. A glicose é a principal fonte de energia para o funcionamento do cérebro, dos músculos e dos órgãos.  Condições de baixa glicose (hipoglicemia) levam a quadros de enxaquecas e alterações visuais e até levar ao desmaio.


O sal: O sal (ou cloreto de sódio) encontra-se em qualquer corpo vivo e, junto com outros sais minerais, produz energia e reforça a resistência dos órgãos. 


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as nossas necessidades ficam em torno de 6 gramas por dia, incluindo aí o sal dos alimentos.


O sódio é um mineral essencial para nosso organismo, pois ele é responsável pelo equilíbrio entre a entrada e saída de água nas células, além de auxiliar na condução do impulso nervoso e na contração muscular. Ele está presente no nosso organismo com percentual entre 35% a 40% armazenado no esqueleto humano.


Faça trocas inteligentes


Açúcar por adoçante: sempre que puder faça essa troca, a quantidade de calorias vai diminuir.


Outra opção é utilizar adoçantes totalmente naturais, como a estévia ou açúcar mascavo ou mel ou melado. Lembrando que o açúcar mascavo mel e o melado devem ser consumidos em quantidade adequada.


Para pegar leve no consumo de sal sem ter que comer pratos sem gosto, utilize outros temperos, como alecrim, cebolinha, coentro, hortelã, louro, manjericão, salsa, limão, cebola, vinagre azeite e alho. Além de deixarem a comida saborosa, eles contribuem para a saúde. Outra dica valiosa é não deixar o saleiro na mesa enquanto faz as refeições. Você pode se sentir tentado!


Então, consumir ambos em excesso vai prejudicar sua saúde. Tanto o sal como o açúcar são nutrientes essenciais para o funcionamento equilibrado do corpo. A dica é tentar equilibrar a alimentação reduzindo a quantidade de sal nos pratos e evitar os excessos de açúcares,SAL E AÇÚCAR
19 Oct

UM RECLAME PELO MAU ATENDIMENTO

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Depois de um dia de trabalho em atendimento no consultório com o grupo de emagrecimento chego em casa em um horário mais tarde do normal.


Como de costume, este é o dia que é feito um pedido de tele entrega pelos meus filhos.


Durante esse mês eles encomendaram pizza, sempre o mesmo pedido para uma mesma pizzaria, tamanho grande com dois sabores salgados e um doce com valor sempre sendo o mesmo.


Neste dia um dos meninos fez o pedido e logo depois ligam da pizzaria, mas quem atende é o outro e atendente pergunta qual o sabor da borda da doce, pois viria coma cortesia uma pizza pequena, prontamente ele pediu uma borda com doce de leite, então a atendente avisa que o valor seria outro devido sabor da borda.


Desligou o telefone, mas ficou se perguntando por que teria que pagar por uma borda se a pizza seria de cortesia.


Neste meio tempo chego e ouço seu comentário e resolvo ligar para a pizzaria e falar com atendente. Ela explica que seria cobrado a mais era devido o pedido da borda, explico que ela havia ligado pedindo o sabor e que se é cortesia não teria o por que. Houve um desentendimento, pois comentei que isso seria uma proposta de induzir e que seria para cobrar a mais. Neste meio tempo peço para falar com o gerente, houve de novo um desentendimento, para minha surpresa ele foi se alterando e me ofendendo e ainda desligou o telefone na minha cara.


Gente eu fiquei muito, mais muito chateada e furiosa com este tipo de atendimento e o que fazer? Revelar o nome da Pizzaria pelos meios sociais, ir atrás do meu direito como consumidora, ir lá e pedir para falar pessoalmente com este senhor e que ele pedisse desculpa!

 

Em fim, acabei deixando assim mesmo, pois hoje em dia o que menos eu quero é me incomodar, mas que esta experiência não é só meu privilegio, muitos devem passar por isso, mas pelo menos estou dividindo aqui, o meu reclame pelo mau atendimento.


E o que vou fazer mesmo é retirar de minha lista este estabelecimento e sim revelar aos meus amigos, só assim o atinjo pelo boca boca.


UM RECLAME PELO MAU ATENDIMENTO
06 Oct

AUTO SABOTAGEM

E_A_DIETARelato de uma paciente: comi uma barra de chocolate inteira e exagerei em uma refeição, isso pode afetar no meu emagrecimento?


Digo que sim e que isso é comum, mas se não cuidar desses deslizes, pode acabar não dando continuidade à dieta.


Mas por que isso acontece?


Na verdade, esses tropeços não passam de armadilhas que são criados como forma de se auto-sabotar devido a razões diversas.


Seja pelo medo de fracassar ou até pelo medo de ser bem sucedido…


A auto sabotagem é um comportamento totalmente ilógico, tendência a repetir atitudes destrutivas,


Isso pode ocorrer devido algumas circunstâncias:


  1. Pular refeições ou cortar demais na quantidade de alimentos ingeridos O que fazer: Comer pouco, várias vezes ao dia, é uma das formas mais efetivas em como parar de comer compulsivamente, pois você sentirá menos fome e estará com o corpo mais nutrido.

  2. Recompensar os exercícios com comida (queimar calorias com exercício para comer mais ou por ter comido a mais) O que fazer: faça o exercício como uma forma de contribuir para o emagrecimento além de queimar as reservas de gorduras, como também para melhorar o condicionamento físico e de massa muscular

  3. Não dá a novos hábitos tempo para se estabelecer O que fazer: certifique-se de que o novo hábito que está tentando estabelecer é razoável e algo que pode realmente fazer. Reconheça que a mudança de comportamento é um processo, e que pode deslizar para velhos hábitos de vez em quando. E dê-se crédito para cada vez que executar um novo hábito no lugar do antigo, pois é a forma mais eficiente em como mudar hábitos de alimentação.

Outras Dicas:Descobrir o problema,entendê-lo e aprender como tratá-lo e superá-lo. Na maioria das vezes o motivo tem origem pela ansiedade, baixo autoestima e cobranças que fazem de si mesmo.


Busque uma motivação para seguir adiante, ajuda a se sentir mais fortalecido em relação aos no desejo de superação.


Estabeleça metas curtas alcançáveis, metas realistas de curto prazo, que podem ser diárias e semanais, dependendo da sua necessidade.



Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, não adie os seus objetivos.


 

AUTO SABOTAGEM
15 Sep

ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA QUE FAZ ATIVIDADE FÍSICA

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Quem pratica atividade física com regularidade, deve ter o cuidado com a alimentação que é um fator fundamental para garantir um bom resultado.


Ela deve ser equilibrada e completa, permitindo que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e alcance um bom desempenho.


Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de  garantir a correta reposição dos estoques de energia.


O acompanhamento do nutricionista deve ser feito para avaliar quais nutrientes deverão ser inseridos na alimentação do praticante, de forma que ele alcance seus objetivos sem desenvolver uma carência nutricional.


Na hora de se alimentar, antes ou depois dos treinos, é bastante comum aparecerem dúvidas em relação ao que ingerir.


Sugiro então algumas referências para ajudar:


Fazer um lanche leve antes da atividade física, rico em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e podem até acelerar a queima de gordura.


O que: banana com aveia, mamão com granola ou um suco de fruta com cereais integrais ou batata doce. Nozes e castanhas também é uma boa opção.


Depois dos exercícios, o ideal é uma refeição ou um lanche que tenha carboidratos, e proteína magra. A reposição de nutrientes é fundamental para ajudar no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular.


O que: um sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru ou presunto magro ou iogurte com frutas secas ou batata doce com peito de frango.


Atenção: o consumo de água antes, durante e após a atividade física.


Sempre que emendar os exercícios aeróbicos aos de musculação, ultrapassando duas horas de treino, faça um lanche entre uma atividade e outra. "Depois de uma hora malhando, os estoques de glicogênio baixam drasticamente, comprometendo o rendimento físico e as reservas do músculo. Por isso a necessidade de repor energia no meio do treino"


O que: 1 banana ou  1 sache biscoito integral  ou 1 unidade de batata doce ou 1 bebida isotônica.


Se você costuma se exercitar após o almoço ou o jantar, faça uma refeição leve e espere no mínimo duas horas. "É importante que o tempo entre comer e treinar seja suficiente para o alimento ser digerido e absorvido, evitando desconforto e garantindo reservas de glicogênio para os músculos"


Evite alimentos gordurosos


Os alimentos ricos em gorduras não ajudarão nem na recuperação energética, nem na perda de peso. Por demorarem mais para serem digeridas, demandam um trabalho maior do nosso organismo, que vai diminuir a atividade de queima calórica e concentrar-se na digestão da gordura. Além disso, ela em nada contribui para recuperação de tecidos: como as proteínas, ou reposição de energia: como os carboidratos. Por isso, evite no pós treino!


ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA QUE FAZ ATIVIDADE FÍSICA

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