Notícias, Matérias e Entrevistas Patrícia Folle

23 Feb

VOCÊ MASTIGA OS ALIMENTOS CORRETAMENTE?

comer

Um problema comum identificado na avaliação nutricional é que as pessoas, não fazem corretamente a mastigação.


Comer com pressa até pode ajudar a ganhar tempo, mas quem vai perder com toda essa rapidez será o organismo e a saúde.


Mastigar adequadamente os alimentos, aliás, deve ser um hábito adquirido desde cedo e que os pais devem ensinar aos filhos.


Comer muito rápido e triturar mal os alimentos podem desenvolver problemas gástricos ou intestinais, ansiedade e até mesmo ter alterações no sono, resultando, futuramente, em excesso de peso.



Mastigação



Serve para fragmentar, amassar e misturar os alimentos, preparando-os para serem engolidos e digeridos.


Uma mastigação bem feita permite que o cérebro receba um estímulo eficaz, enviando a mensagem de saciedade e, consequentemente, evitando exageros alimentares. É isso mesmo: mastigar bem emagrece e ou evita excesso de peso. Sendo assim, incentivo a mastigar mais e melhor os alimentos.


Entenda que a digestão começa na boca e de forma correta induz a uma produção de saliva que, além de umedecer e lubrificar a massa alimentar, facilita a digestão. Mastigar de forma errada pode gerar, sim, problemas digestivos como azia, refluxo e indisposições gástricas em geral.


O estômago não vai "mastigar" aquele pedaço grande de alimento que engoliu e não triturou corretamente. Esse pedaço vai ficar lá no estômago mais tempo do que deveria e será atacado pelos ácidos, que não vão dar conta do recado. 


Dessa forma, o estômago vai produzir mais ácido para tentar digerir esse pedaço e o esvaziamento gástrico vai ficar mais difícil, além de exigir muito mais do intestino também e de outras glândulas que participam da digestão dos alimentos. 


Brinco que o estômago não possui dentes. Então, nesse sentido, todos esses órgãos vão ter que trabalhar dobrado para fazer o que têm que fazer, a fim de que esse pedaço enorme de comida seja processado adequadamente e tenha os nutrientes absorvidos, antes de ser transportado e eliminado.




Dica: Mastigar aproximadamente 30 vezes cada porção de alimento e reservar, em média, 20 minutos para cada refeição.

VOCÊ MASTIGA OS ALIMENTOS CORRETAMENTE?
10 Feb

COMBATENDO O ESTRESSE

estresse

O estresse do dia a dia e a necessidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo podem fazer o cansaço perturbar a rotina, o que torna difícil até mesmo atividades corriqueiras.


Vários estudos mostram que o estresse leva ao ganho de peso, mas também a emagrecimento para algumas pessoas.


O QUE PODE ACONTECER


Oestresse crônico faz com que a pessoa coma demais, com a elevação de cortisol e da insulina e supressão de certos hormônios anabólicos que levam a inflamações e ao aumento da gordura abdominal. Picos de insulina são também conhecidos por inibir a queima de gordura.


O QUE FAZER


Comer saudavelmente. Corpos bem nutridos estão mais bem preparados para lidar com “qualquer coisa”, então, para cuidar da sua mente, você também estará cuidando de seu corpo. Comece seu dia com um saudável café da manhã e continue assim com lanches saudáveis e refeições ao longo do dia para lhe manter energizado.


Deficiência de Magnésio. Esse mineral é considerado o elementodo relaxamento. Ele controla o sono, quanto tempo leva para dormir e acordar. Para repor magnésio, sugiro alimentos como nozes, sementes, feijões, abacate e folhas verdes.


Frutas cítricas: Diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.


Alimentos com Triptofano. Eles ajudam em aliviar os sintomas de ansiedade. Com o consumo diário aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. Encontramos no leite e derivados, banana, carnes e peixes.


Durma bem. Quando se dorme de sete a oito horas por noite, se está pronto para mandar o estresse para longe mais facilmente. Se estiver cansado, é mais provável que fique menos paciente e facilmente irritável o que apenas piora o ciclo do estresse.


Exercite-se. Como já se sabe o exercício é bom para a mente, corpo e espírito. Exercícios não apenas melhoram a saúde no geral e o sentimento de bem-estar, mas também ajuda na produção de endorfinas. E isso realmente ajuda na melhora do humor.


Hidratação.O consumo de água adequado é vital para o bom funcionamento do organismo. Assim, o corpo desidratado está disfuncional. "A água serve pra manter a temperatura do corpo. Se você não toma muita água, o seu organismo vai esquentar e cansar muito rápido". Para saber qual é a quantidade certa de água que você deve consumir diariamente, multiplique seu peso por 0,03. Seguindo esse cálculo, uma pessoa de 70 quilos deve tomar, aproximadamente, 2,1 litros de água por dia.


Estratégias: Procureidentificar o que o leva a este estadoe procuredesenvolver meios alternativos de lidar com o estresse. Uma solução ideal seria passear, para mudar de ideias e também queimar calorias.

COMBATENDO O ESTRESSE
25 Jan

ESTRATÉGIAS E CUIDADOS NO VERÃO

Flor-Abstrata-do-VeraoSempre procuro trazer assuntos que são comuns em consultas. Perguntas, indagações, dúvidas que partilham dos clientes.


A procura ao nutricionista esta ligada ao comer saudavelmente, mas como somos indivíduos diferentes, procuro manter um diálogo aberto, para trazer a confiança de meu acompanhamento.


O tratamento depende da especificação, do modelo alimentar e ou da rotina. Quando aparece algum assunto geral é possível detalhar questões que ajudam a melhorar a conduta. Por isso trago hoje algo que serve para todos que queiram ter uma referência nesta estação Verão.


ESTRATÉGIAS E CUIDADOS: Ao acordar tome um copo de água que é fundamental para o trato digestivo. É necessário porque durante o sono, o corpo sente necessita de água, assim como de alimentos para manter a sobrevivência.


A sequência mais importante da alimentação do dia é o café da manhã. Ele deve ser leve, balanceado e nutritivo, composto de cereais, como a aveia e fibras, que estão nas frutas e pães nas versões integrais. Combinando com leite desnatado ou iogurtes de baixa gordura.


Durante toda a manhã hidrate bem o corpo com muita água.


Os lanches antes do almoço e após pode ser regados de frutas como maçã ou pêra ou melancia ou morango.


Na hora do almoço o prato colorido com uma variedade de salada, minerais e vitaminas é importante. Procure por folhas verdes, carnes magras e grelhadas. Leguminosas como feijão, soja ou grão de bico ajudam na digestão, além do arroz integral para uma dieta saudável.


Opte por um exercício físico também. Ele pode ser executado durante a manhã ou à noite, ajuda a manter a forma e liberar a queima de calorias indesejáveis. 


No jantar, maneirar é essencial. Procure por carne branca, peixe ou frango, grelhado ou cozido, acompanhada de salada igualmente o que facilitará a digestão.


Até a hora de dormir, cerca de 2 horas após o jantar, pense na ceia. Evite doces, procure ingerir fruta.

 
Na hora que estiver indo para a cama tome um copo de água. E durma entre 7 e 8 horas.


E aí gostou? Caso queira que aborde outros assuntos, pode me enviar sugestões por email.

ESTRATÉGIAS E CUIDADOS NO VERÃO
11 Jan

E AGORA???

mix

Aproveite o verão e depois das festas e comece já a cuidar da alimentação.Veja as dicas que preparei para te ajudar a iniciar bem o ano.


-Aproveite o estímulo do início do ano e estabeleça metas diárias. É importante ter um objetivo a ser percorrido, que seja claro e realista. Ao alcance de cada meta, fica mais fácil atingir o objetivo final que é realista emagrecer entre meio quilo e um quilo por semana e que ao concentrar-se em atingir primeiro 10% do peso que quer, terá mais probabilidades de ser bem-sucedido.


- A temperatura é quente e pede comida leve: bastante salada, crua ou cozida, cereais integrais, carnes brancas, feijão e frutas frescas.


- Esqueça aqueles alimentos muito calóricos e gordurosos. Evite frituras, molhos à base de maionese, à base de queijo, doces, creme de leite, manteiga, etc.


- Comer mais para manter o equilíbrio: Faça 6 a 7 refeições ao dia, com pequena quantidade de alimentos. As vantagens? Apetite saciado, níveis de energia elevados, metabolismo acelerado… emagrecimento garantido. O café da manhã, almoço e jantar devem ser equilibrados e completos. Faça também lanches entre as refeições com frutas ou barra de cereais, sucos ou água de coco.


- Para hidratar e nutrir beba sucos de frutas. Escolha os mais refrescantes e menos calóricos: melão, limão, abacaxi, melancia. Procure tomar mais água mesmo, é importante eliminar todas as bebidas calóricas da sua alimentação o álcool, refrigerantes, sucos artificiais, bebidas energéticas. As muitas calorias escondidas nessas bebidas só vão atrasar a chegada à meta…


- Evite os doces em excesso. Quando tiver vontade, coma uma porção pequena, mas não faça disso uma rotina. Quando tiver dúvida, coma fruta: a fruta é mais saudável e sacia, além de existir uma enorme variedade da mesma!


- Beba muita água, de 1,5 a 2 litros de água por dia. A água hidrata, estimula a circulação sanguínea, o metabolismo, o funcionamento intestinal, a digestão, e com isso contribui também para o processo de emagrecimento.


- Faça as preparações no vapor, assadas, cozidas ou grelhadas. São mais nutritivas, menos gordurosas e muito mais saudáveis.


- Apenas alimentação não faz milagre. O conjunto alimentação saudável e exercício físico regular é fundamental para mandar embora os quilinhos extras.  Mais movimentos: para emagrecer precisa intensificar as sessões de exercício físico, ou seja, se habitualmente faz duas vezes por semana, passe a ir três vezes.


Dica da Patricia:


Faça lembretes alimentar: coloque em lugares estratégicos mensagens tipo: “estas calorias valem as consequências?” ou “vai conseguir fechar o botão das calças depois de comer isso?” ou “e aquele vestido que queres voltar a usar?”. A auto motivação é fundamental para quem quer emagrecer com sucesso!


Sugestão de Desintoxicação (1 dia)


Desjejum: Vitamina composta por 150 ml de copo de leite desnatado, 1 banana prata, ¼ colher de chá de canela e cubos de gelo.


Lanche: Leite fermentado 1 pote


Almoço: Salada verde, tomate cereja, cenoura ralada e repolho roxo ½ prato 


Peito de frango grelhado 1 unidade (100 a 120gr)


Arroz integral 2 c/sopa


Lanche: Suco de melancia com suco ½ limão e folhas de hortelã 1 copo


Lanche: Maçã 1 unidade


Jantar: Crepioca = Crepe + Tapioca


Ingredientes


1 ovo

 2 colher de sopa generosa de goma de tapioca ( ou polvilho doce ou azedo e não precisa hidratar)

1/2 colher de sopa de Linhaça Dourada ( pode ser opcional!)

1 colher de sopa de água


Modo de Fazer: Passos 1 e 2: Em um prato ou tigelinha quebre o ovo e coloque a goma de tapioca.

Passos 3 e 4: Coloque a 1/2 colher de linhaça dourada e uma colher de sopa de água Essa é a base, a partir dai pode soltar a imaginação.

Passos 5 e 6: Mexer e coloque na frigideira pré-aquecida. (teflon), caso a se é de alumínio, pode untar com um fio de óleo ou azeite. Deixe uns minutinhos e vire. Essa é a base. A partir dai você pode fazer com vários recheios, pode-se incluir na tigela ou depois.

 

Ceia: Suco de couve verde com abacaxi e gengibre 1 copo

E AGORA???
30 Dec

COQUETEL DE MARACUJÁ SEM ÁLCOOL

coquetel_de_maracuja

RECEITAS DA PATRICIA: Uma bebida super leve e refrescante pra tomar na noite do Ano Novo ou em um dia quente, mas no fim por ser tão gostosa cabe em qualquer ocasião. Baixa caloria.


Ingredientes:


1 lata de leite condensado + 2 medidas da lata de suco concentrado de maracujá + 2 lts de refrigerante de guaraná zero + gelo


Modo de fazer:


Bater no liquidificador o leite condensado com o suco concentrado de maracujá. Vai colocando aos poucos o gelo para ficar bem triturado.


Coloque em uma Jarra de vidro ou uma bomboniere.


Misture por final o guaraná zero.


Aproveite!!!

COQUETEL DE MARACUJÁ SEM ÁLCOOL

© 2016 -  Rua Fagundes dos Reis, 428 - Centro - Passo Fundo/RS - Fone (54) 3313-2355
 

Desenvolvido por ZnTECH.