tabeladecalorias

Patricia Folle nas Redes Sociais

lanche_escola

As férias acabaram e é hora de arrumar a mochila e levar os pequenos de volta à rotina escolar. E parte importante do processo é também o lanche, afinal, uma boa alimentação é fundamental para potencializar o aprendizado. “O lanche serve para repor as energias que são gastas na escola, seja utilizando o raciocínio nas atividades intelectuais ou nas atividades que exijam do corpo como, por exemplo, educação física, expressão corporal e claro nas brincadeiras com os amigos”, explica a nutricionista Patrícia Folle. Por isso, investir em opções saudáveis e gostosas é tão importante. Assim, você, além de contribuir para o crescimento saudável da criança, também ajuda a criar hábitos alimentares para a vida toda. E para ajudar na tarefa de escolher a melhor opção e abandonar de vez salgadinhos e lanches industrializados, a nutricionista separou algumas dicas. Olha só:


Como levar


Para conservar em boas condições, sem alterar sabor e principalmente sem riscos de estragar, é importante acondicionar em uma lancheira térmica e separar os alimentos em potes bem vedados.


Já as frutas inteiras, sanduíches e bolos/tortas podem ser embalados em papel alumínio ou papel filme, que auxiliam na preservação da temperatura do alimento.


O que levar


Líquido: para hidratar e repor as necessidades do organismo. É importante apostar em água, sucos, chás, água de coco, preferencialmente sem açúcar.


Fruta: Se a criança ainda for pequena, opte por frutas que possa comer sozinha sem ter que cortar como uvas, morangos, cerejas e gomos de laranja ou bergamota. Bananas, maçãs e peras podem ser cortadas em pedacinhos, para facilitar. A salada de frutas, além de ser bem variada, é sempre sucesso. Frutas secas também são uma boa pedida! Lembrando que a fruta irá fornecer vitaminas, minerais e fibras.


Carboidrato: eles são ótimas opções por oferecer energia. Valem pão integral ou de forma, pão de queijo, bolos caseiros, biscoitos e cookies integrais. Tome cuidado com a quantidade, pois é apenas parte do lanche.


Proteína: o ideal são proteínas lácteas como queijos, requeijões e iogurtes. São importantes fonte de cálcio e vitaminas, essenciais na fase de crescimento


Vegetais ou legumes: Cenouras baby, tomates cereja, brócolis, pepino, chuchu... É uma ótima opção para constituir os lanches saudáveis para as crianças, por serem ricos em fibras, vitaminas e minerais.


Sugestão de Lanches


Lanche 1: *Pão com queijo e peito de peru ou chester  + Suco de fruta natural ou polpa  +  Cenoura baby ou comum (crua ou cozida) +  Banana


*Sugestão de pães: fatiado integral ou branco ou bisnaguinha


Lanche 2: Iogurte com sabor ou natural + Cereal em flocos ou granola ou aveia ou quinoa + Oleaginosas (castanha do Pará, caju, nozes ou amendoim) + Brócolis ou Couve Flor Cozida- + Pêra


Lanche 3: Leite com chocolate em pó ou cacau + *Bolo doce simples + Salada de Fruta + Tomatinho Cereja


*Sugestão de bolos: formiguinha, chocolate, milho, laranja


Receita de Biscoito tipo cookie de aveia


Ingredientes

 
2 xícaras de farinha de aveia
1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de água
¼ de xícara de óleo 
¾ de xícara de açúcar mascavo ou mel
Canela em pó
1 colher de sobremesa rasa de fermento
Raspas de limão


Modo de preparo
1- Colocar a aveia em flocos na água por 20 minutos, misturar tudo, fazer os biscoitos usando a colher e assar até dourar.

 

O QUE PREPARAR PARA O LANCHE?

Ingredientes:


Abóbora cabotia em pedaços


Alecrim fresco ou desidratado


Alho


Azeite


Sal e pimenta à gosto


 

Modo de Fazer:


Pré aqueça o forno a 210 C por 15 minutos.


Coloque os pedaços de abóbora em uma assadeira antiaderente ou cubra o fundo com papel manteiga ou papel alumínio e salpique o alecrim e coloque entre eles os dentes de alho descascados ou sal e a pimenta. Regue com azeite


Dica: Deixe os pedaços de abóbora bem separados entre si, para garantir que eles fiquem crocantes.


Leve ao forno agora a 180°  por 25/30 minutos virando os pedaços na metade do tempo. O legal é ter um interior macio e uma casquinha crocante dos pedaços de abóbora.


Sirva a seguir como acompanhamento e delicie-se. O alho fica um mel.

abobora_com_alecrim


 

ABÓBORA NO FORNO COM ALECRIM E ALHO

© 2016 -  Rua Fagundes dos Reis, 428 - Centro - Passo Fundo/RS - Fone (54) 3313-2355
 

Desenvolvido por ZnTECH.