tabeladecalorias

Patricia Folle nas Redes Sociais

dieta_restritivaRespondendo, sim funcionam.


Entendendo que qualquer dieta que restringe a ingestão energética ou a um só tipo ou grupo de alimentos vai levar à perda de peso. 


Mas essa não é a maneira correta de EMAGRECER, especialmente se precisa reduzir certa quantidade e obvio não tendo interesse em ganhar novamente.


A questão é a qualidade do emagrecimento. 


Manter o peso após as dietas restritivas é complicado, pois o corte de calorias também resulta na baixa qualidade muscular.


De maneira geral, a alimentação correta deve conter todos os grupos de alimentos. 


Essas dietas não priorizam a mudança de hábito alimentar, que é o que faz aprender a comer adequadamente para o resto da vida.


O melhor é ter uma alimentação equilibrada, privilegiando a qualidade dos alimentos ingeridos (ou seja, não é apenas contar calorias) e um programa de exercícios que tenha a capacidade de elevar o metabolismo, queimando mais gordura.


Fazendo Dieta Restritiva o corpo vai reduzindo o metabolismo, ficando num estado de alerta. Assim, quando ocorre algum deslize, como num final de semana, o corpo tende a querer compensar e acumular gordura. 

 

Em outras situações a pessoa emagrece (perde gordura), mas não perde peso, pois o ganho de massa muscular que pode ocorrer com o treino fará com que o peso na balança se mantenha estável.


A forma de verificar o peso na balança não é o melhor parâmetro para avaliar a composição corporal. Para isso, é importante fazer uma avaliação adequada. Tal avaliação mostrará exatamente o que esta acontecendo no corpo da pessoa, ou seja, se ela tem reduzido gordura, ganhado músculos, ou o contrário.


Todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) são importantes para manter o equilíbrio corporal (chamamos isso de homeostase), mas é preciso saber dosar o uso de cada um deles. 


Sintomas de Dietas Restritivas:


- pele ressecada, 
- queda de cabelo, 
- fragilidade nas unhas, 
- mau humor (porque faltam nutrientes importantes para o funcionamento do cérebro), 
- mau hálito, 
- insônia, 
- dores de cabeça 
- infecções renais
- desidratação e
- aumentam o risco de cálculos biliares


ATENÇÃO: Dietas restritivas com menos de 800 calorias por dia são prejudiciais e apenas devem ser realizadas sob a supervisão do profissional Nutricionista, assim como qualquer elaboração e orientação alimentar.


DICAS
1: Mude o estilo de vida e a mudança do comportamento alimentar, associado com a prática regular de exercícios, levará a resultados de emagrecimento sustentáveis. 
2: Um outro passo importante para emagrecer de vez é entender a motivação para mudar de vida, ou seja, é necessário saber o seu Porquê. ex: Porquê eu quero poder entrar no manequim menor, porquê quero ser saudável, porquê é a coisa mais inteligente a se fazer....
3: Procure corrigir aos poucos a sua atitude em relação a sua alimentação!
4: Lembre-se o quanto a sua saúde e a sua disposição será beneficiada com a reeducação alimentar e que essa mudança precisa ser para a vida toda.
5: Lembre-se que a único responsável por suas escolhas é você.

DIETAS RESTRITIVAS FUNCIONAM?
receita_saudavel

Quem preza pela saúde e quer seguir uma alimentação equilibrada vai adorar esta matéria de receitas saudáveis, até mesmo para quem não leva muito jeito na cozinha ou não tem tempo, também é perfeita.


O comum é quando se chega em casa à noite, depois do trabalho e fica com preguiça de cozinhar as receitas saudáveis são fáceis de fazer e vão te salvar na hora em que a fome apertar!


Para evitar que você apele para os restaurantes delivery, ou acabe comendo pratos prontos (e pouco saudáveis), faça comidas leves, gostosas e fáceis!


Pensei em organizar e receitar para o jantar que é uma refeição importante, que influencia no seu sono, no seu metabolismo e na sua saúde!


Então confere a lista de receitas saudáveis e super fáceis que montei:


1 - Omelete


O omelete é sempre uma ótima pedida para a noite, pois é rico em proteína e muito gostoso! Use como recheio os ingredientes que você gosta, assim como tomate, cebola, cenoura ralada, brócolis e pimentões combinam muito, além do queijo branco e do orégano.


Bata tudo em uma tigela com um garfo e, em seguida, despeje em uma frigideira, de preferência antiaderente, para não ter que untar com óleo.


Coma junto 2 fatias de pão integral.


2 - Crepioca


É só misturar um ovo e uma colher de sopa de goma de tapioca e colocar na frigideira. Depois, escolha um recheio leve, é claro!


Atum, frango, ricota ou requeijão light são algumas boas opções de recheio e claro o tomate, cebola, cenoura ralada, brócolis, pimentões e etc...


3 - Creme de legumes completo


Refogue alho e cebola com azeite e, em seguida, acrescente os legumes (chuchu, cenoura, moranga, beterraba) de sua preferência, junte batata inglesa e pique tudo. Coloque um pito de frango picado temperado com sal. Acrescente água e um pouco mais de sal e deixe cozinhar. Quando estiverem macios, espere esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador. Prontinho, é só servir!


4 - Sanduíche natural


Com pão integral, folhas de sua preferência, queijo branco, cottage ou ricota, cenoura e beterraba ralada, legumes e frango desfiado ou atum, é muito fácil preparar um sanduíche leve, saudável e delicioso.


5 - Pizza de frigideira light


Ingredientes:


1 ovo; 50g; 1 c/sopa de manteiga em temperatura ambiente; 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo; 1 c/sobremesa de fermento químico; 1 c/café de sal.


Recheio:


1/2 peito de frango desfiado ; 2 colheres de molho de tomate; 6 rodelas de tomate cereja; folhas de rúcula


Modo de preparo:


Incorpore em uma tigela o ovo com a manteiga, sal e fermento. Adicione a farinha aos poucos e misture até começar a desgrudar das mãos. Abra a massa com ajuda de um rolo e deixe bem fina. Coloque a massa em uma frigideira anti-aderente e untada com azeite e deixe dourar em fogo baixo por 5 minutos. Então vire a massa com cuidado e deixe dourar do outro lado. Coloque os ingredientes do recheio (molho de tomate, frango, orégano e finalize com rúcula). Sirva.

RECEITAS SAUDÁVEIS PARA FAZER EM CASA

© 2016 -  Rua Fagundes dos Reis, 428 - Centro - Passo Fundo/RS - Fone (54) 3313-2355
 

Desenvolvido por ZnTECH.